Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Protocolo "Ageing" Coimbra, 17 de janeiro

Publication date: 17-01-2013 15:10

logoUC_3

O envelhecimento das populações na Europa, e em particular em Portugal, é hoje entendido com um problema social e económico da maior importância. O envelhecimento rápido das populações é potenciado pelo aumento simultâneo da esperança de vida e pelo declínio da natalidade. Esta pressão demográfica tem levado ao rápido aumento do número de cidadãos idosos, que duplicou em poucos anos, e cresce, na União Europeia, a um ritmo superior a 2 milhões de indivíduos com mais de 60 anos por cada ano civil. Esta circunstância cria um conjunto de novos desafios no domínio da inserção do idoso na sociedade, na qualidade e esperança de vida ativa, na sustentabilidade dos sistemas de saúde e segurança social, bem como no mercado de trabalho.

Neste contexto, a Região Centro de Portugal, centralizada em Coimbra, demonstra enorme potencial no domínio de intervenção social, cuidados de saúde, inovação tecnológica e políticas de urbanismo amigas do idoso. Este potencial será enriquecido com a implementação de novas abordagens interdisciplinares e com o reforço da excelência nos serviços prestados ao idoso, dirigindo-se os esforços partilhados para a transformação da nossa região numa Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável.

É pois nesta senda que a Universidade de Coimbra, Faculdades de Medicina e de Ciências do Desporto e Educação Física, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a Administração Regional de Saúde do Centro, o Instituto Pedro Nunes e a Câmara Municipal de Coimbra lançam as bases para o que será uma parceria sinérgica, subscrevendo, no próximo dia 17 de janeiro, pelas 9:30h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra, protocolo de entendimento interinstitucional.

Esta iniciativa lança as bases para a constituição de um grande consórcio, aberto, de âmbito regional no sentido de contribuir para o Envelhecimento Ativo e Saudável. Para este consórcio serão convidadas, e aceites por adesão voluntária, as instituições que desenvolvam trabalho relevante neste domínio de atividade. Anuncia-se desde já a organização de um encontro regional sobre o Envelhecimento Ativo e Saudável que juntará as forças vivas da região durante a Semana Cultural da Universidade de Coimbra (8 e 9 de Março de 2013).