a carregar...

FMUC

Faculdade de Medicina

PAAP

A Aprendizagem Assistida por Pares (AAP) é uma modalidade de ensino-aprendizagem que granjeou grande aceitação no domínio da educação médica. Esta pode ser definida como o uso de estratégias de ensino e aprendizagem nas quais os estudantes aprendem entre si e com outros sem a intervenção imediata de um docente, implicando a criação de uma díade de estudantes (Tutor e Tutorando). A literatura educacional identifica um conjunto alargado de benefícios pedagógicos, quer para os que se encontram na posição de aprendizes-tutorandos, quer para os pares-tutores.

Na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, esta abordagem educacional será integrada no currículo no âmbito do Programa de Aprendizagem Assistida por Pares (PAAP) que se inscreve no contexto global da Reforma Curricular do MIM, cuja implementação se iniciou em 2015/16.

PAAP - Fundamentos e Regras Gerais de Funcionamento

Lista de Objetivos Gerais e Procedimentos Clínicos

Documentação específica para tutorandos (2º ano)Documentação específica para tutores (6º ano)
Caderneta do Tutorando - IPM III (Anexo 1)Normas de Funcionamento e Operacionalização do PAAP (para tutores - 6º ano)
Caderneta do Tutorando - IPM IV (Anexo 1)Formulário de Avaliação pelo Par-Tutor (Anexo 2)
Caderneta do Tutorando - Exemplo (Anexo 3)
Relatório do Tutorando - IPM III (Anexo 4) - Estrutura e Critérios de Avaliação 
Relatório do Tutorando - IPM IV (Anexo 4) - Estrutura e Critérios de Avaliação 
Normas de Funcionamento e Operacionalização do PAAP (para tutorandos - 2º ano)
Formulário de Avaliação pelo Par-Tutorando (Anexo 2)