a carregar...

FMUC

Faculdade de Medicina

Mestrado em Medicina do Desporto

Coordenadores

Prof. Doutor Carlos Alberto Fontes Ribeiro

Prof. Doutor João Páscoa Pinheiro

Duração4 semestres
Nº Vagas20
ECTS120
Propina anual
1.250,00€ (5.000,00€ estudante internacional)
Contacto para informações

Gestão Académica | Estudos Pós-Graduados da FMUC

Telefone: + 351 239 857 720

e-mail: posgraduado@fmed.uc.pt

Gabinete de Estudos Avançados

Telefone: +351 239 857 729

e-mail: gea@fmed.uc.pt

Para mais informações sobre o curso
https://apps.uc.pt/courses/PT/course/1391

Nota:  A conclusão com aproveitamento das unidades curriculares dos dois primeiros semestres, correspondentes a 60 ECTS, confere diploma de estudos pós-graduados em Medicina do Desporto.

Objetivos


Este mestrado pretende fornecer conteúdos teóricos e práticos no âmbito da medicina do desporto e da actividade física, com fortes motivações clínicas e assistenciais, para além de permitir o desenvolvimento da pesquisa nesta área.

Privilegia a compreensão dos fenómenos biológicos decorrentes de um determinado nível de desempenho físico, bem como das adaptações orgânicas mais relevantes.

Desenvolve a vertente clínica decorrente da prática desportiva, referenciando diferentes estruturas, órgãos e sistemas orgânicos, fornecendo as especificidades da história clínica, da exploração semiológica, da elaboração diagnostica, dos exames complementares, da terapêutica e do prognóstico (funcional e vital).

O exame-médico desportivo é um elemento decisivo na protecção do praticante de uma determinada actividade física, assumindo cada vez mais um papel preventivo.

Para obter o grau de mestre o aluno terá de desenvolver trabalho de investigação na área de Medicina do Desporto, podendo fazê-lo nas diferentes vertentes desta especialidade, reflectidas nas unidades curriculares que compõem os dois primeiros semestres.

A formação pós-graduada feita nos dois primeiros semestres (60 ECTS) é considerada pela Ordem dos Médicos – Colégio de Especialidade de Medicina Desportiva, como um dos elementos necessários para admissão a exame na especialidade de Medicina Desportiva.

Pretende ainda promover a edução par a saúde, considerando a actividade física um elemento terapêutico em múltiplas patologias nomeadamente a osteoporose, a diabetes II, a dislipidemia, a hipertensão arterial, a dor crónica (lombalgia crónica), a doença artrósica, a fibromialgia, …entre outras; considera-se necessário o ensino da prescrição de exercício, a par de outras estratégias terapêuticas passivas, activas e de educação.

Considera-se também o interesse em estimular a investigação, na ciência básica e na ciência clínica, versando a temática da actividade física, nomeadamente a nível do Desporto.

Plano de Estudos
Unidades CurricularesCréditos (ECTS)
1º Ano 
1º Semestre 
Fisiologia do Desporto6
Farmacologia do Desporto6
Nutrição do Desporto6
Cardiologia do Desporto6
Pneumologia do Desporto6
2º Semestre 
Psicologia do Desporto6
Neurologia do Desporto6
Orto-traumatologia do Desporto6
Reabilitação no Desporto6
Seminários6
2º Ano 
Dissertação60


Candidatura 2017/18

Período de candidatura

1ª fase – Não abre candidaturas
2ª fase – 1 de abril a 15 de julho de 2017

3ª fase – 24 de agosto a  5 de setembro de 2017

Condições de acesso

a) Titular de licenciatura ou mestrado integrado (ou equivalente legal), em Medicina ou Medicina Dentária.

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;

d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

 2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

Observações
Para mais informações, deverá consultar o site:
http://www.uc.pt/candidatos

Equipa docente (Informação provisória)

Carlos Alberto Fontes Ribeiro (FMUC), Manuel Teixeira Veríssimo (FMUC), Fernando Santos (FMUC), Lelita Santos (FMUC), José Humberto Paiva Carvalho, Luísa Teixeira (HUC), Maria João Matos (HUC),Fátima Fradinho (HUC), Mário Freitas (FMUC) João Santos Relvas (FMUC), Ana Carla Ramires (ISPA-L), Maria João Gouveia (ISPA-L), António Freire Gonçalves (FMUC), Marcos Daniel Silva Barbosa (HUC), Luís Jorge Mendonça Negrão (HUC), Maria Cristina Santos (FMUC), Anabela Peixinho Matos (HUC), Abel Nascimento (FMUC), Fernando Fonseca (HUC), António Figueiredo (HUC),Francisco Lucas (HUC), Francisco Santos Silva (HUC), Luís Teixeira (FMUC), Manuel Barreto (HUC), João Páscoa Pinheiro (FMUC), João Carlos Ramos (FMUC), Américo Figueiredo (FMUC),António Manuel Gaspar (FMUC).

Local e horário de funcionamento

Hospitais da Universidade de Coimbra e Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Coimbra

Sextas Feira das 14:00 às 20:00 horas e Sábados das 09:00 às 13 horas