a carregar...

FMUC

Faculdade de Medicina

Mestrado em Investigação Biomédica

Coordenador
Inv. Doutor Henrique Girão
Duração4 semestres
Nº Vagas16
ECTS120
Propina anual
1.250,00€ (5.000,00€ estudante internacional)
Contacto para informações

Gestão Académica | Estudos Pós-Graduados da FMUC

Telefone: + 351 239 857 720

e-mail: posgraduado@fmed.uc.pt

Gabinete de Estudos Avançados

Telefone: +351 239 857 729

e-mail: gea@fmed.uc.pt

Página do Mestrado
www.mibuc.org
Mais informações sobre o curso
https://apps.uc.pt/courses/PT/course/1396

Nota:  A conclusão com aproveitamento das unidades curriculares dos dois primeiros semestres, correspondentes a 60 ECTS, confere diploma de estudos pós-graduados em Investigação Biomédica.



Objetivos:

O curso de Mestrado em Investigação Biomédica (MIB) proporciona um ambiente de ensino e investigação altamente estimulante e motivador, que incentiva à criatividade, inovação e empreendedorismo, na área da investigação em biomedicina. O MIB pretende criar oportunidades de formação cientifica especializada, que prepare os alunos para o desenvolvimento de atividades de investigação biomédica de excelência, altamente diferenciada e competitiva.

O MIB alia uma formação académica especializada, de reconhecida qualidade, a oportunidades de investigação científica de excelência, criando condições privilegiadas para formação e treino de uma nova geração de cientistas, apta a desempenhar um papel ativo e importante no avanço do conhecimento nas diferentes áreas de especialização do curso. O MIB reúne um corpo docente altamente qualificado, com competências claramente demonstradas em termos de investigação científica e ensino, no âmbito da formação pós-graduada.

O Curso de Mestrado em Investigação Biomédica destina-se a atrair alunos altamente motivados em seguir uma carreira cientifica, que concluíram com sucesso o 1º ciclo de formação em áreas adequadas ao desenvolvimento de projetos de investigação científica em biomedicina, incluindo Ciências da Saúde, Biologia, Bioquímica, Farmácia, Engenharia Biotecnológica ou áreas afins. As áreas científicas de especialização do programa correspondem aquelas onde existem competências e recursos bem identificados, quer em termos de produção científica ativa quer orientação de atividades de formação pós-graduada, que garantem uma formação académica e científica de elevado mérito. Os ramos científicos do Curso de Mestrado em Investigação Biomédica são: Ciências da Visão, Neurobiologia, Oncologia e Ciências Cardiovasculares.


Candidatura 2017/18


Período de candidatura

1ª fase – não abre candidaturas

2ª fase – 1 de abril a 15 de julho de 2017

3ª fase – 24 de agosto a 5 de setembro de 2017


Data da realização da entrevista (2ª fase) - 25 de julho de 2017



Local de candidatura

Candidatura on-line em https://inforestudante.uc.pt/nonio/security/candidaturas.do


Condições de acesso

a) Licenciados Pré ou Pós-Bolonha ou habilitação legalmente equivalente, em Medicina, Ciências Básicas da Saúde, Medicina Dentária, Ciências Básicas da Saúde Oral, Biologia, Bioquímica, Farmácia, Biotecnologia ou outras licenciaturas afins consideradas relevantes pelo Conselho Científico da FMUC;

b) Titulares do grau de mestre numa área das Ciências da Saúde;

c) Detentores de um currículo escolar, científico e/ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FMUC, atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;

d) Titulares do curso de Pós-Graduação em Investigação Biomédica (concluído há menos de 5 anos);

e) Candidatos oriundos de países não aderentes ao Processo de Bolonha (salvo se a instituição de proveniência tenha protocolo nesse sentido com a Faculdade de Medicina) terão de apresentar uma autorização do Conselho Científico para se candidatar ao curso.

2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

Observações

Para mais informações, deverá consultar o site:
http://www.uc.pt/candidatos/