FMUC

Faculdade de Medicina

Laboratório de Bio-imagem Celular de Alta Resolução

O Laboratório de Bio-imagem Celular de Alta Resolução é uma plataforma tecnológica gerida pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e inclui equipamentos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia na sequência da criação do Pólo da Universidade de Coimbra da Rede Nacional de Microscopia Electrónica (RNME).
O Pólo de Coimbra da RNME constitui a única infra-estrutura tecnológica de microscopia electrónica de transmissão (TEM) especialmente dedicada a aplicações em Ciências da Saúde, na região centro do país. Com a criação deste pólo são disponibilizadas técnicas de imagem ultraestrutural de elevada resolução como uma ferramenta diferenciada para aplicações em Biomedicina.
O Laboratório de Bio-imagem Celular de Alta Resolução dispõe ainda de equipamentos altamente diferenciados incluindo um Microscópio Confocal, Microscópio de fluorescência, com possibilidade de aquisição de imagens de células vivas em tempo real (live cell imaging) e uma unidade de preparação de amostras constituída por um ultramicrótomo, com unidade criogénica que permite o seccionamento de amostras biológicas ultracongeladas para observação em TEM.

EQUIPAMENTO

RESERVAS E CONTACTOS