Projetos

Projetos de Investigação em Curso e Perspectivas Futuras

Potencial antimicrobiano de extratos obtidos a partir de recursos naturais nacionais

Pretende-se identificar extratos/produtos obtidos a partir de recursos naturais e que tenham potencial antimicrobiano, contra vírus, bactérias e fungos. É também objetivo deste projeto a identificação de novos alvos terapêuticos que venham colmatar a crescente resistência dos microrganismos patogénicos para o Homem aos antimicrobianos disponíveis atualmente. Este projeto está a ser realizado em colaboração com a FCTUC e com o MARE (Professor Leonel Pereira), a Universidade do Algarve (Professora Célia Quintas) e com a BIOCHEMCORE do IPB (Professora Isabel Ferreira).

Publicações:

•Soares F, Fernandes C, Silva P, Pereira L and Gonçalves T (2016). Antifungal activity of carrageenan extracts from the red alga Chondracanthus teedei var. lusitanicus. J Appl Phycol DOI 10.1007/s10811-016-0849-9

Projetos 1

Modulação dos componentes da parede de Alternaria sp.: nova estratégia de controlo da infeção oportunista e da alergia por fungos

Sendo os componentes da parede dos fungos os responsáveis pela interação com o hospedeiro e o mais importante alvo do desenvolvimento de novas estratégias antifúngicas, os objetivos deste projeto centram-se na modulação de quitina, glucano e melanina. Este projeto tem sido realizado com a colaboração de grupos de investigação líderes em Micologia Médica como é o caso de Professor Arturo Casadevall, Chair Molecular Microbiology & Immunology, Bloomberg Distinguished Professor da Universidade John Hopkins (USA) e com o Professor Neil Gow, Chair of Microbiology do Institute of Medical Sciences,Aberdeen (UK).

Publicações:

•Fernandes C, Prados-Rosales R, Silva B, Nakouzi-Naranjo A, Zuzarte M, Chatterjee S, Stark RE, Casadevall A, Gonçalves T (2016). Activation of melanin synthesis in Alternaria infectoria by antifungal drugs. Antimicrob Agents Chemother 60 (3): 1646-1655. doi: 10.1128/AAC.02190-15

•Fernandes C, Gow NAR, Gonçalves T (2016). MMD-Chs, chitin synthase enzymes with myosin-like domains and the pathogenesis of filamentous fungi. Fungal Biology Reviews, 30:1-14. doi:10.1016/j.fbr.2016.03.002

•Silva BMA, Prados-Rosales R, Espadas-Moreno J, Wolf JM, Luque-Garcia JL, Gonçalves T, Casadevall A (2014). Characterization of Alternaria infectoria extracellular vesicles. Med Mycol 52 : 202-210. doi: 10.1093/mmy/myt003

•Fernandes C, Anjos A, Walker LA, Silva BMA, Cortes L, Mota M, Munro CA, Gow NAR, Gonçalves T (2014). Modulation of Alternaria infectoria cell wall chitin and glucan synthesis by cell wall synthase inhibitors. Antimicrob Agents Chemother 58:2894-2904. doi: 10.1128/AAC.02647-13

•Anjos J, Fernandes C, Abrunheiro A, Quintas C, Silva BMA, A, Gow NAR, and Gonçalves T (2012). “Beta-(1,3) – Glucan synthase complex from Alternaria infectoria, a rare dematiaceous human pathogen”. Med Mycol, 50:716–725. doi: 10.3109/13693786.2012.675525

•Hipolito E, Faria E, Alves AF, de Hoog GS, Anjos J, Gonçalves T, Morais PV and Estêvão H (2009) Alternaria infectoria brain abscess in a child with chronic granulomatous disease. Eur J Clin Microbiol Infect Dis, 28: 377-380. doi: 10.1007/s10096-008-0623-2.

Projetos 2

O sistema adenosinérgico como um modulador da infeção/colonização por microrganismos

Este projeto começou por ter como objetivo a influência dos receptores de adenosina A2A na infeção por Candida albicans, com estudos in vitro e in vivo. Pretende-se identificar como este sistema influência a colonização passiva por microrganismos da microbiota do trato gastrointestinal e o aparecimento de infeções oportunistas. Vislumbra-se ainda a importância deste sistema no desenvolvimento de novas ferramentas terapêuticas e de controlo da microbiota intestinal, determinante do bom funcionamento do organismo. O controlo das infeções no idoso será um alvo de estudos neste projeto.

Este projeto está a ser realizado com colaboração do Professor Rodrigo Cunha (FMUC, CNC, Universidade de Coimbra), com o Professor José Roberto Meyer-Fernandes (Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil), da Doutora Isabel Miranda (FMUP) e do Professor Luis Carlos Crocco Afonso

Publicações:

•Rodrigues L, Miranda IM, Andrade GM, Mota M, Cortes L, Rodrigues AG, Cunha RA, Gonçalves T. Blunted dynamics of adenosine A2A receptors is associated with increased susceptibility to Candida albicans infection in the elderly. Oncotarget. 2016 Aug 31. doi: 10.18632/oncotarget.11760

•Rodrigues L, Russo-Abrahão T, Cunha RA, Gonçalves T and Meyer-Fernandes JR (2016) Characterisation of extracellular nucleotide metabolism in Candida albicans. FEMS Microbiol Lett 363(1):fnv212. DOI: http://dx.doi.org/10.1093/femsle/fnv212

Projetos 3

Mutações do aminoácido 77 da proteína viral R de HIV-1 e a progressão de doença

No âmbito deste projeto temos estudado as mutações associadas ao aminoácido 77 da proteína viral R de HIV-1 e o impacto destas na progressão de doença e na variação de genes envolvidos na resposta a infeções oportunistas. Pretende-se encontrar biomarcadores e desenhar um algoritmo preditivo para a evolução da clinica associada aos doentes infetados. Este projeto está a ser realizado em colaboração com o Centro Hospitalar e Universitário da Universidade de Coimbra (Dra. Cristina Valente e Dr. António Vieira).

Projetos 4

Outros Projetos

Modulação do microbioma por dietas ricas em frutose (Projeto de colaboração com o Doutor John Jones, CNBC)

Caracterização de alterações do microbioma oral por métodos moleculares (projetos em colaboração com o Departamento de Medicina Dentária - E Carrilho; I Poiares Baptista, JC Ramos, JM Santos).

Etiopatogenia do carcinoma gástrico

Desenvolvimento de um protótipo de discriminação das leveduras do grupo parapsilosis

Projetos Financiados

2002

STARTER – Projeto financiado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Investigadora Responsável.

PYM – Pathogenic Yeast Methods. Projeto financiado pela Agência de Inovação (Promotor: Empresa de Biotecnologia). Investigadora Responsável pela Instituição Participante FMUC. 2002-2006.

2003

Projecto POCTI 2/2.3/6PQ/0019/2003 (Projetos de apoio à elaboração de propostas ao UE 6º Programa Quadro da UE). Submissão do Projeto Emergent Pathogenic Yeasts – EPY como Instituição Participante.

Characterisation of FKS gene(s) in Alternaria infectoria. Projeto financiado pela MERCK, SHARP & DOHME, Inc., Programa Medical School Grant (refª MSG MSD P-1599). Investigadora Responsável. 2003-2005.

2004

Role of extracellular ATP and characterization of purinergic receptors in the resistance of Candida albicans to macrophage attack – Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (refª PTDC/SAU/FCF/81436/2004). Investigadora Responsável. 2004-2006.

2005

Contaminação de soluções de lavagem. Financiado pela Bbraun Medical

Carcinoma Gástrico: alguns marcadores moleculares da sua etiopatogenia e história natural. Financiado pelo CIMAGO

2008

Alternaria infectoria FKS, CHS and melanin synthesis genes: the combination to opportunism. Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (refª PTDC/SAU-ESA/108636/2008). Investigadora Responsável. 2009-2011.

2009

Role of adenosine and A2A receptor in anti-Candida immunity. Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (refª PTDC/SAU-MII/115598/2009). Investigadora Responsável. 2010-2012.

2012

Ambiguity and virulence in a human pathogen. Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (refª PTDC/BBB-BEP/0695/2012). Investigadora Responsável pela Instituição Participante CNC . 2013 - 2015.

2013

CHROMOPYM - Yeast Chromogenic Media. Projecto financiado no âmbito do Programa INOV.C do Estratégico Operacional MAISCENTRO. Investigadora Responsável. 2013 – 2014.

2014