Teses

Doutoramentos/PhD

Célia Laurinda dos Santos Nogueira – “Carcinoma gástrico: Alguns marcadores moleculares da sua etiopatogenia e história natural”. Doutoramento em Ciências da Saúde, Ramo de Ciências Biomédicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Orientadores: Professor Maximino Correia Leitão e Professor António Meliço-Silvestre - Concluído em Fevereiro de 2013
Carolina Isabel Paiva Coelho – ““Macrophage response to Cryptococcus neoformans phagocytosis””. Doutoramento em Ciências da Saúde, Ramo de Ciências Biomédicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Orientadores: Professora Teresa Gonçalves (FMUC) e Professor Arturo Casadevall (Albert Einstein School of Medicine, NY, USA) – Concluído em Setembro de 2013
Lisa Catarina Oliveira Rodrigues - “Candida-host interaction: role of purines and adenosine A2A receptors”. Doutoramento em Ciências da Saúde, Ramo de Ciências Biomédicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Co-Orientação com o Professor Rodrigo Cunha da FMUC – Concluído em Janeiro de 2016
Amanda Braga de Figueiredo - ‘Recrutamento do receptor de adenosina A2B e ativação da via de AMPc-PI3K-ERK1/2 inibem a resposta de células dendríticas infectadas por Leishmania amazonensis’. Instituição: Departamento de Farmacologia, Universidade Federal de Ouro Preto. – Concluído em Março de 2016.
Dulce Marisa Ferreira Bento - " Association of compound 48/80 with chitosan based nanoparticles: designing a novel prototypic delivery system for nasal vaccination". PhD in Pharmaceutical Sciences, FFUC. Co-supervision. Concluído em Setembro de 2016.
Felix Marcos Tejedor (Erasmus PhD student) - “Identification of superficial fungal infections using non-culture based techniques”. PhD student of the Centro Universitario De Plasencia. Co-supervision. Concluído em Fevereiro de 2017.
Patrícia Diogo Nunes – “Photodynamic therapy applied to asepsis of root canals” Doutoramento em Ciências da Saúde, Ramo de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Co-orientação com o Prof. Doutor João Miguel Marques dos Santos.

Em curso:
Rui Manuel da Costa Soares – “Variants expression of the protein of HIV-1 VPR in Saccharomyces cerevisiae. Mitochondrial changes and disease progression” Doutoramento em Ciências da Saúde, Ramo de Ciências Biomédicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Em co-orientação com o Professor Doutor António Meliço Silvestre.

Orientação de alunos de Doutoramento no âmbito do programa Erasmus
“Long term exposure to Human Papillomavirus E6 protein (HPV16E6) induces DNA instability in yeast” Mario Moscariello, aluno de Doutoramento em Genética e Medicina Molecular da Universidade de Nápoles, Itália. Estágio ao abrigo do Programa SOCRATES/ERASMUS. Maio – Setembro de 2005.
“Identification of superficial fungal infections using non-culture based techniques” Felix Marcos Tejedor, aluno de Doutoramento do Centro Universitario De Plasencia. Fevereiro – Maio de 2015

Mestrados/Masters

Daniela Neves Antunes - “Immunomodulatory effect of different components of the cell wall of Alternaria spp.” Mestrado em Bioquímica da FCTUC. Terminado em Julho de 2017.
 Márcia Catarina Resende de Oliveira Caroço - “Modulation of adenosine in the persistence of Candida albicans inside macrophages” Mestrado em Bioquímica da FCTUC. Terminado em Setembro de 2016.
 Diogo Fonseca - “The anti-dermatomycotic properties of caffeine” Mestrado em Investigação Biomédica da FMUC. Terminado em Setembro de 2016.
Alexandra Abrunheiro - " Envolvimento do complexo Candida parapsilosis na microbiota de mastites em ovelhas" - Mestrado em Mestrado em Agro-Pecuária. Escola Superior Agrária de Coimbra. Terminado em Junho de 2016
Nânci Lúcia dos Santos Ferreira - “Optimization of a viral culture system to evaluate antiviral activity”. Mestrado em Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Tese concluída em Setembro de 2015
Fabiana Soares - ""Antifungal, antibacterial and antiviral activity of Chodracanthus teedei var. lusitanicus (Gigartinaceae, Rhodophyta)”. Mestrado em Biologia. Terminado em Setembro de 2015.
Vânia Filipa Moreira – “Caracterização da infeção conjunta de Escherichia coli e de Candida albicans” - Mestrado em Bioquímica da FCTUC. Terminado em Julho de 2014
Hugo Filipe Bento da Cruz - "Infecções respiratórias virais – Novos agentes etiológicos” - Mestrado Integrado em Medicina da FMUC. Terminado em Junho de 2013
Rui Manuel da Costa Soares - "Implicações clinicas das mutações da proteína viral R na progressão da infeção HIV” - Mestrado Integrado em Medicina da FMUC. Terminado em Junho de 2013
Nelson Alexandre Carvalho Cunha - “Elderly: Are Your Defenses Ready For Fungal Infections?” - Mestrado Integrado em Medicina da FMUC. Terminado em Março de 2013
Marta Isabel Ereira Mota – “Influência do receptor A2A na internalização de Candida albicans por queratinócitos” – Mestrado em Saúde Pública da FMUC. Terminado em Março de 2013.
Tomé Cardoso – “Papel do ATP na infeção de macrófagos por Candida albicans” – Mestrado em Bioquímica da FCTUC. Terminado em Julho de 2013
Mariana Cruz-Almeida – “Characterization of the innate imune response to Alternaria infectoria” - Mestrado em Bioquímica da FCTUC. Terminado em Julho de 2013
Diana Santos Mota - “Doença Fúngica Invasiva na Imunodeficiência Primária” - Mestrado Integrado em Medicina da FMUC. Terminado em Janeiro de 2012
Silvia Areias Martins – “Estudo in vitro da eficácia antimicrobiana de diferentes soluções de irrigação” Mestrado Integrado em Medicina Dentária. Co-orientação com o Prof. João Miguel Santos (FMUC). Terminado em Julho de 2012
Carla Cristina Mestre Veríssimo Dias – “Candida albicans OPY2 gene complementation in Saccharomyces cerevisiae” - Mestrado em Bioquímica da FCTUC. Co-orientação com o Prof Jesus Pla da Universidade Complutense de Madrid. Terminado em Julho de 2012.
Joana Leonor Almeida – “Avaliação da eficácia de um protocolo de irrigação canalar clássico com activação por ultrassons – estudo piloto” - Mestrado Integrado em Medicina Dentária. Co-orientação com o Prof. João Miguel Santos (FMUC). Terminado em Julho de 2011
Helena Ferreira – “Atividade de ectofosfatase em estirpes de Candida albicans isoladas de infecções sistémicas” – Mestrado em Microbiologia, Universidade de Aveiro. Terminado em Dezembro de 2011.
Joana Pedrosa – “Mutações do gene FKS em estirpes de Candida albicans resistentes à caspofungina” - Mestrado em Biologia Molecular e Celular, Universidade de AveiroTerminado em Dezembro de 2011.
Cristiana da Silva Oliveira Paulo - “Infecções por leveduras em Portugal. Caracterização dos grupos de risco e identificação dos locais e agentes etiológicos principais” Mestrado em Biologia Celular da FCTUC.
Filipa Isabel Curado - “Effect of adenosine in the interaction of macrophages with Candida albicans” Mestrado em Biologia Celular da FCTUC. Tese de Mestrado concluída em Setembro de 2009
Ana Oliveira - “Expressão da proteína E6 de papilomavirus humano na levedura Saccharomyces cerevisiae”. Projecto realizado em colaboração com o Professor Dennis McCance da Faculdade de Medicina da Universidade de Rochester, Estados Unidos da América.
Joana Medeiros Marques - “Envolvimento da via de sinalização mediada pela proteína Hog1 da levedura Saccharomyces cerevisiae à presença de endotoxina bacteriana” Mestrado em Biologia Celular da FCTUC. Arguente principal: Professor Neil A. R. Gow, Institute of Medical Sciences, University of Aberdeen, Scotland, UK.