a carregar...

FMUC

Faculdade de Medicina

ERASMUS+

O Programa Erasmus + é o novo programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto, que decorre no período de 2014 a 2020. Este programa vem substituir o antigo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida que abrangia os subprogramas Comenius, Erasmus, Leonardo da Vinci e Grundtvig.
O Erasmus + integra agora as seguintes três ações:
KA1) Mobilidade de indivíduos para aprendizagem;
KA2) Cooperação para a inovação e a partilha de boas práticas;
KA3) Apoio à reforma política. 

É no âmbito da ação KA1 que encontram as mobilidades de estudantes, recém graduados, pessoal docente e não docente do Ensino Superior.

Os estudantes da FMUC podem, assim, candidatar-se aos seguintes programas de mobilidade, no âmbito do Programa ERASMUS+:

• Mobilidade para estudos;
• Mobilidade para estágio para alunos;
• Mobilidade para estágio para recém graduados.

Mobilidade para estudos:

Oportunidade de realizar um período de estudos, com pleno reconhecimento académico (reconhecido como parte integrante do programa de estudos do seu estabelecimento de origem), através do Sistema de Créditos ECTS, com uma duração que vai dos 3 meses completos aos 12 meses, num estabelecimento de ensino superior de outro país elegível para o Programa. Um estudante interessado em participar neste programa só poderá escolher de entre Instituições de Ensino Superior com a qual a FMUC tenha um acordo bilateral ERASMUS. No final do período de estudos, o estudante receberá da instituição de acolhimento um certificado de frequência e aproveitamento do plano de estudos acordado (Transcript of Records). O estudante selecionado para realizar uma mobilidade ERASMUS+ terá sempre o estatuto de “estudante ERASMUS”.

Destinatários: Estudantes inscritos na FMUC e a frequentar um curso com vista à obtenção de um diploma.

Mobilidade para estágios:

No âmbito do Erasmus Estágio um estudante da FMUC pode realizar um período de mobilidade numa empresa, hospital, universidade, centro de investigação, de um dos países elegíveis, desde que a instituição seja reconhecida e aprovada pelo Coordenador Departamental, com a duração mínima de 2 meses completos e máxima de 12 meses.

Um estudante interessado em realizar um estágio curricular pode candidatar-se, no período das pré-inscrições, a vagas protocoladas (podem ser consultadas no separador "Acordos Bilaterais"), que foram previamente definidas nos acordos bilaterais entre a FMUC e as instituições parceiras. 

No caso de pretender realizar a mobilidade numa instituição sem vagas protocoladas, o estudante é responsável por contactar a instituição de interesse de modo a obter a carta de aceitação. O estudante só poderá dar início ao processo de candidatura quando apresentar a aceitação oficial por parte da instituição de acolhimento.

Destinatários: Estudantes inscritos na FMUC e a frequentar um curso com vista à obtenção de um diploma.

Mobilidade para recém graduados:

Um estudante da FMUC finalista pode realizar um estágio, no âmbito da mobilidade para estágios, no ano letivo imediatamente a seguir.

Neste caso, o estudante também é responsável por contactar a instituição de interesse de modo a obter a carta de aceitação e só poderá dar início ao processo de candidatura quando apresentar a aceitação oficial por parte da instituição de acolhimento e se aprovada pelo Coordenador Departamental.

Destinatários: Estudantes inscritos na FMUC e a frequentar o último ano de qualquer um dos ciclos de estudos para a realização de um estágio até um ano após a conclusão do respetivo grau.

Duração da mobilidade:
Por cada ciclo de estudos, o estudante pode realizar um período de mobilidade (quer de estudos quer de estágio) até um máximo de 12 ou 24 meses, incluindo o período de estágio como recém graduados.
Por exemplo: um estudante do Mestrado Integrado em Medicina ou Medicina Dentária que realize, no 2º ciclo, um período de estudos de 10 meses e um período de estágio de 6 meses, fica  com 8 meses para a realização de um estágio enquanto recém graduado.

Coordenação Departamental e Gabinete de Relações Internacionais | Almeida GarrettRegulamento dos Programas de Mobilidade | Acordos Bilaterais | Contactos | FAQ | Avisos | Notícias