a carregar...

FMUC

Faculdade de Medicina

Duarte Nuno Pessoa Vieira

DNVieira
Professor Catedrático | Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Telefone: +351 239 857 700
Fax: +351 239 857 745
E-mail: dnvieira@fmed.uc.pt
Morada:Faculdade de Medicina
Universidade de Coimbra
Azinhaga de Santa Comba, Celas
3000-548 Coimbra
Portugal
C.V.:

Professor Catedrático e Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, da qual é também Presidente dos Conselhos Científico e Pedagógico. É também Professor Catedrático convidado da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e tem sido professor visitante em várias outras universidades portuguesas, europeias e sul-americanas, bem na Universidade para a Paz das Nações Unidas.

É atualmente Presidente do Conselho Europeu de Medicina Legal, do Conselho Forense Consultivo do Procurador do Tribunal Penal Internacional, da Rede Ibero-Americana de Instituições de Medicina Legal e Ciências Forenses, da Associação Portuguesa de Avaliação do Dano Corporal, Vice-Presidente da Confederação Europeia de Especialistas em Avaliação e  Reparação do Dano Corporal e Coordenador da Competência em Avaliação do Dano Corporal da Ordem dos Médicos. Presidiu à Academia Internacional de Medicina Legal, à Associação Internacional de Ciências Forenses, à Associação Mundial de Médicos de Polícia, à Academia Mediterrânea de Ciências Forenses e à Associação Latino-Americana de Direito Médico. Foi também Diretor do Serviço de Tanatologia Forense do Instituto de Medicina Legal de Coimbra, Diretor do Instituto de Medicina Legal de Coimbra, Presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, do Conselho Superior de Medicina Legal, do Conselho Médico-Legal de Portugal e do Conselho Nacional do Internato de Medicina Legal.

É representante da Europa no subgrupo de Medicina Legal do International Forensic Summitt e Presidente da Thematic Federation on Legal and Forensic Medicine da União Europeia de Médicos Especialistas. Integra o  Comité Executivo do Grupo de Trabalho em Patologia e Antropologia Forenses do Comité Permanente da Interpol em Identificação de Vítimas de Desastres de Massa e o Comité Consultivo do Humanitarian and Human Rights Resource Center da Academia Americana de Ciências Forenses. Integra ainda o Conselho Científico do Instituto Europeu de Formação em Avaliação e Reparação do Dano Corporal de Paris e o grupo de peritos avaliadores da Fundação Europeia de Ciência e é Coordenador do Centro de Ciências Forenses.

É especialista em Medicina Legal (com o grau de Chefe de Serviço) e em Medicina do Trabalho pela Ordem dos Médicos e detentor das Competências em Gestão de Serviços de Saúde, Avaliação do Dano Corporal, Peritagem Médica da Segurança Social e Patologia Experimental, também pela Ordem dos Médicos.

Tem exercido funções de Consultor Forense no âmbito do Alto Comissariado dos Direitos Humanos das Nações Unidas, do Comité Internacional de Cruz Vermelha e como membro do Grupo Internacional de Peritos do Conselho Internacional de Reabilitação de Vítimas de Tortura.

Foi, entre múltiplas outras funções, membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, do Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médica da Ordem dos Médicos e da Comissão Nacional de Proteção Civil de Portugal, Presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Legal da Ordem dos Médicos de Portugal, Presidente do Departamento de Educação Médica da Faculdade de Medicina de Coimbra, etc.

Publicou mais de 250 artigos em revistas científicas, é editor ou coeditor de 8 livros e autor ou co-autor de mais de 40 capítulos em livros diversos e apresentou como autor ou coautor mais de 1.000 trabalhos em reuniões científicas. Integra o Conselho Editorial das principais revistas científicas internacionais no âmbito da Medicina Legal e das Ciências Forenses e de revistas nacionais de 12 países dos cinco continentes. Proferiu como conferencista convidado mais de 500 conferências fora de Portugal, em países europeus, asiáticos, africanos, do médio-oriente, australásia, e de todo o continente americano.

Recebeu 15 prémios científicos em Portugal e no estrangeiro. Foi distinguido com 18 distinções e títulos honoríficos atribuídos por meios de comunicação social, sociedades científicas, universidades, municípios e governos de países europeus, asiáticos, africanos e norte, centro e sul americanos. Foi galardoado em 2014 com o mais prestigiado prémio internacional no âmbito das ciências forenses: a Douglas Lucas Medal Award da Academia Americana de Ciências Forenses. É Académico de Número da Academia Portuguesa de Medicina, ocupando a cadeira nº 11, e Académico Honorário da Real Academia de Medicina de Granada (Espanha) e da Academia de Medicina do Uruguai.

Tem integrado na qualidade de especialista forense múltiplas missões internacionais realizadas em países da Europa, América Latina, Médio-Oriente, África, Australásia e Ásia, sobretudo no âmbito dos direitos humanos, sob os auspícios da ONU, Cruz Vermelha Internacional, Comissão Europeia, Amnistia Internacional, etc. (Iraque, Palestina, Ucrânia, Líbia, Egito, Paraguai, Nigéria, Moldávia, México, Cazaquistão, Colômbia, Indonésia, Marrocos, Kosovo, Quirguistão, Brasil, Tadjiquistão, Papua Nova Guiné, Grécia, Jordânia, Bósnia-Herzegovina, Macedónia, Argentina, Bahrein, Mali, Gana, Tunísia, Geórgia, etc.). Tem também integrado múltiplos grupos de trabalho e comissões a nível nacional e internacional.