a carregar...

Medicina Dentária Coimbra

Cursos práticos pré-congresso



Mais Informações e horários



10 março de 2018

Hands-on em Implantologia: desde a cirurgia à reabilitação protética

Resumo: A reabilitação com implantes dentários, quer em desdentados parciais quer em desdentados totais, é a opção mais desejada pelos pacientes. Neste curso serão abordados os princípios básicos da implantologia moderna, desde o plano de tratamento à reabilitação final.

Objetivos: Descrever os princípios básicos para a reabilitação com implantes; Identificar e descrever diferentes tipos de reabilitação protética sobre implantes; Conhecer e descrever o protocolo cirúrgico para a colocação do implante dentário; Identificar os diferentes componentes protéticos; 

Parte prática: Executar o protocolo cirúrgico para a colocação de implantes em mandibulas artificiais; manipular diferentes componentes protéticos utilizados na reabilitação de desdentados parciais e totais. 

Preletores: Corpo Docente de Prótese Fixa e de Prótese Removível

Material necessário:  Bata

Duração prevista: 4h

Número máximo de inscritos: 40

Destinatários: Alunos do 5º ano do MIMD

14 março de 2018

Curso sobre infiltrações intra-articulares no tratamento das DTM

Resumo:Abordagem teórica: Com este curso pretendemos que os destinatários do mesmo consigam, numa primeira fase, fazer o diagnóstico de artralgia da ATM de acordo com o DC/TMD.

Após descrição da anatomia da articulação temporomandibular, será explicada qual a técnica infiltrativa ideal.

De seguida será descrita uma abordagem no tratamento da patologia articular das Disfunções temporomandibulares com recurso a infiltrações de substâncias com eficácia terapêutica já descrita na literatura.

Nesse sentido abordaremos o comportamento terapêutico de anti-inflamatórios não esteroides, corticosteróides, ácido hialurónico e plasma rico em plaquetas, bem como os seus efeitos secundários.

Do mesmo modo iremos comparar este tipo de terapêutica com outras mais conservadoras, bem como com abordagens mais invasivas.

Abordagem prática: serão demonstradas infiltrações da articulação temporomandibular.

Preletores: Maria João Rodrigues

Material necessário: Bata.

Duração: 4 horas.

Número máximo de participantes: 10

Destinatários: Alunos do 5º ano do MIMD, Médicos Dentistas e Médicos de especialidades afins.

Curso Iniciado de cirurgia periodontal: Incisões, retalhos e suturas aplicados à cirurgia periodontal

Resumo: Com este curso pretende-se que os participantes adquiram e executem os requisitos básicos das principais técnicas de cirurgia de retalho em Periodontologia. O curso tem como principais objetivos descrever a execução de vários tipos de incisões, desenhos de retalhos e suturas utilizadas nas aplicações clínicas mais representativas.         

Programa Teórico-prático (1h):

- Descrição das etapas básicas da técnica cirúrgica.

- Descrição do instrumental cirúrgico.

- Demonstração através de vídeos das técnicas a praticar na sessão prática.

Programa Prático (2h):

- hands-on em mandíbulas de porco, com prática de incisões na margem gengival e de descarga, retalhos de espessura total e espessura parcial, e suturas para diversos tipos de cirurgia de retalho.

Preletores: Sérgio Matos, Isabel Poiares Baptista, Tony Rolo, Orlando Martins, Daniela Santos Silva, Daniela Alves Pereira, Joana Amaral, Manuela Carrilho, Jorge Ermida, Álvaro Banaco, Malva Correia, Francisco Marques.

Material necessário: Bata

Duração prevista: 3h

Número máximo de inscritos: 20

Destinatários: Alunos do 4º e do 5º ano do MIMD

Técnica regenerativa para o tratamento endodôntico de dente imaturo em necrose e técnica de apexificação com plug apical

Resumo: O objetivo do curso visa dar conhecer as orientações atuais para o tratamento regenerativo em dentes com ápice imaturo, possibilitando ao Médico Dentista, mimetizar um procedimento de endodontia regenerativa com recursos aos materiais já existentes no consultório. Neste sentido, daremos particular enfase a criação de uma barreira cervical e apical.

Preletores: Paulo Jorge Palma, João Miguel Santos

Material necessário: Bata

Duração prevista: 4h

Número máximo de inscritos: 16

Destinatários: Alunos do 5º Ano do MIMD e Médicos Dentistas

Curso de odontosseção de dentes Multirradiculares (CIRURGIA ORAL)

Resumo: O objetivo deste curso é reconhecer as indicações e contra-indicações da odontosseção e executar as diversas técnicas de odontosseção de dentes multirradiculares utilizando tanto o sistema convencional como o sistema piezoeléctrico.

Programa Teórico-prático (1h):

- Descrição das etapas básicas da técnica.

- Descrição do instrumental.

- Demonstração através de vídeos das técnicas a praticar na sessão prática.

Programa Prático (2h):  Hands-on em mandíbulas de porco.

Preletores: Daniela Alves Pereira; Joana Amaral, Manuela Carrilho, Jorge Ermida, Álvaro Banaco, Malva Correia, Francisco Marques.

Material necessário: Bata

Duração prevista: 3h30

Número máximo de inscritos: 20

Destinatários: Alunos do 4º e 5º ano do MIMD e Médicos dentistas.

Curso avançado de cirurgia periodontal:  Incisões, retalhos e suturas aplicados na cirurgia de recobrimento radicular (Retalho de reposicionamento coronal)

Resumo: Com este curso pretende-se que os participantes adquiram e executem os requisitos básicos da cirurgia de recobrimento radicular, nomeadamente do retalho de reposicionamento coronal. O curso tem como principais objetivos descrever a execução das incisões, desenhos de retalho e suturas utilizadas no retalho de reposicionamento coronal aplicado ao recobrimento radicular.

Programa Teórico-prático (1h):

- Descrição das etapas básicas da técnica cirúrgica.

- Descrição do instrumental cirúrgico.

- Demonstração através de vídeos das técnicas a praticar na sessão prática.

- Importância da magnificação nas técnicas cirúrgicas.

Programa Prático (2h):

            - Hands-on em mandíbulas de porco, com prática de incisões na margem gengival e de descarga, retalho de espessura parcial de reposicionamento coronal e respetivas técnicas de sutura, através de recurso a lentes de aumento.

Preletores: Sérgio Matos, Isabel Poiares Baptista, Tony Rolo, Orlando Martins, Daniela Santos Silva, Daniela Alves Pereira, Joana Amaral, Manuela Carrilho, Jorge Ermida, Álvaro Banaco, Malva Correia, Francisco Marques.

Material necessário: Bata

Duração prevista: 3h30

Número máximo de inscritos: 20

Destinatários: Alunos do 5º ano do MIMD e Médicos Dentistas

Técnica estatística adequada ao desenho de estudo

Resumo: A utilização das técnicas estatísticas apropriadas é um fator crucial para a validade da análise realizada o que amplamente reconhecido. Por esta razão é habitual ser esta uma preocupação comum a quem analisa dados. Neste breve curso vão abordar-se formas simples e eficazes de escolher a melhor técnica estatística a cada situação, como realizar as mesmas recorrendo ao SPSS e como interpretar os resultados.

Preletores: Bárbara Oliveiros, Francisco Caramelo

Material necessário: -

Duração prevista: 4h

Número máximo de participantes: 25

Destinatários: Alunos do 4º e 5º ano do MIMD

15 março de 2018

Curso sobre patologias do sono e medicina dentária: Abordagem Clínica do Sono em Medicina Oral

Resumo:

Abordagem teórica: O sono ocupa-nos 30% de uma vida inteira, sendo fundamental para que nos mantenhamos despertos e animados, mas também para a regulação de diversos processos metabólicos de que depende o funcionamento normal do organismo. A sua privação, seja voluntária, associada a hábitos e comportamentos inadequados, seja involuntária, por doença, está associada a um aumento das taxas de morbimortalidade cardiovascular, metabólica entre outras. Dentro das patologias associadas ao sono com maior relevância epidemiológica, a insónia e as perturbações respiratórias de caráter obstrutivo assumem um papel de particular relevo. A medicina oral têm, no momento atual, uma importância ímpar em todos os domínios clínicos do sono - identificação/diagnóstico, terapêutico e controlo/seguimento do doente com perturbação do sono.

Abordagem prática: discussão de Algoritmos de abordagem do paciente com patologia do sono em medicina oral e aula prática sobre montagem e interpretação básica dos exames complementares de diagnóstico em medicina do sono.

Treino prático conjunto: Algoritmos de abordagem do paciente com patologia do sono em medicina oral e aula prática sobre montagem e interpretação básica dos exames complementares de diagnóstico em medicina do sono.

Organização: Maria João Rodrigues

Prelectores: Miguel Meira e Cruz: O sono na saúde e na doença: aspectos fundamentais em medicina oral.

Jan Socher: a otorrinolaringologia na intersecção entre o sono e a medicina dentária.

Lillian Giannasi: Os aparelhos intra orais no tratamento da apneia obstrutiva do sono; Sono e Disfunção Craniomandibular: interações clínicas.

Miguel Meira e Cruz: O impacto da medicina oral no risco cardiovascular associado a patologia do sono.

Duração: 4h

Número máximo de inscritos: 30

Destinatários: o curso destina-se a todos os futuros médicos dentistas, a médicos de especialidades afins e a médicos dentistas.

Colagem de fragmentos pós-traumatismo dentário: da teoria à prática

Resumo: Os traumatismos dento-alveolares constituem um motivo de preocupação crescente atendendo sobretudo às elevadas taxas de incidência e prevalência e ao potencial impacto negativo a nível estético, funcional e psicológico particularmente nas crianças. Em fase de dentição permanente jovem são reconhecidos vários fatores predisponentes, constitucionais ou circunstanciais, dos quais se destacam a presença de overjet aumentado e/ou a prática desportiva. As fraturas coronárias de dentes anteriores constituem o tipo de traumatismo mais comum estando descritas várias abordagens restauradoras possíveis, considerando-se a adesão do fragmento à estrutura dentária remanescente a solução ideal sempre que existam condições para tal.

Este curso compreenderá duas partes:

PARTE 1 – Fundamentos teóricos, na qual serão abordadas generalidades referentes à etiologia e prevenção dos episódios traumáticos, assim como indicações das possíveis soluções restauradoras, dando-se particular enfâse à colagem de fragmentos (indicações, contraindicações, técnicas, materiais, principais dificuldades).         

PARTE 2 – Demonstração prática da colagem de fragmentos em dentes naturais com recurso a diferentes técnicas.

Preletores: Ana Luísa Costa, Ana Daniela Soares, Bárbara Cunha, Joana Leonor Pereira, Maria Teresa Xavier, Sara Rosa

Material Necessário: Bata

Duração prevista: 4h

Número máximo de participantes: 20

Destinatários: Alunos do 4º e 5º ano do MIMD e Médicos Dentistas

Ortodontia Intercetiva

Resumo: A severidade das más oclusões pode ser atenuada e/ou eliminadas através da intervenção precoce e atempada por meio de simples procedimentos ortodônticos intercetivos. O curso será teórico-prático e abordará as situações clínicas mais prevalentes, incidindo no diagnóstico e tratamento.

Preletores: Ana Luísa Maló, Francisco do Vale, Paula Bebiano, Ana Sofia Roseiro e Inês Francisco.
Material necessário: Material de apoio disponibilizado pelos promotores do curso. Sala de aulas teóricas com sistema multimédia para a componente teórica e sala de aulas do pré-clínico para a componente prática.

Duração: 2h teóricas e 1h prática.

Número máximo de participantes: 20
Destinatários: Alunos do 3º, 4º e 5º ano do MIMD e Médicos Dentistas.



Prótese Parcial Removível de A a Z – Protocolo clínico

Resumo: O curso consiste num workshop no qual cada 4 inscritos estarão sobre a alçada de um tutor. Com este, vão desenvolver desde a 1ª consulta até ao final da reabilitação todos os passos fundamentais de uma reabilitação com prótese parcial removível.

Preletores: Equipa da Prótese Removível

Material de apoio necessário: Bata

Duração prevista: 4h

Número máximo de inscritos: 28 alunos

Destinatários: Alunos do 4º e 5º ano do MIMD e Médicos Dentistas.

Abordagens práticas ORL em Medicina Dentária

Resumo com descrição dos objetivos e assinalando os exercícios práticos propostos quando adequados. A interação entre a otorrinolaringologia e a medicina dentária é muito vasta. Nem sempre um médico dentista tem a oportunidade de praticar durante o curso as técnicas práticas em otorrinolaringologia.

Pretende-se desenvolver competências clinicas práticas, ajustadas às necessidades práticas do médico dentista na área da rinologia, otologia, faringe e avaliação cervical.

Os formandos terão oportunidade de praticar em cada uma destas áreas de acordo com um programa sequenciado (passo a passo), complementado com imagens, esquemas, diagramas e/ou mnemónicas que se consideram intuitivos para uma melhor aprendizagem.

Serão fornecidos handouts para eventual uso futuro, e efetuada avaliação formativa individual.

Preletor: João Carlos Ribeiro

Material necessário: Se possível, iphone ou ipad pessoal.

Duração prevista: 4h

Número máximo de inscritos: 24

Destinatários: Preferencialmente alunos do 5º ano do MIMD. Aberto a todos os anos do MIMD.