a carregar...

IPCDHS_UC

Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano e Social

Apresentação 

pagina_em_construcao

  

O Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano e Social (IPCDHSUC) é uma unidade de investigação (I&D) da Universidade de Coimbra. Está integrada no Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) desta Universidade e é financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Unidade 192). Atualmente é constituída por uma vasta equipa de investigadores nacionais e internacionais de diversas instituições públicas e privadas. Desde a sua fundação (1994), no IPCDHSUC tem-se privilegiado uma dinâmica de investigação transdisciplinar, onde se integram campos essenciais da psicologia (e afins das ciências sociais), a saber: experimental, cognitiva, educacional, clínica e saúde, social, organizacional e aconselhamento/psicoterapia. Ao longo dos anos, várias reestrurações foram feitas com o objetivo de ir transformando a unidade orgânica num grupo de investigadores mais coerente, convergente, funcional e bem dimensionado.

Pela sua matriz histórica, o IPCDHSUC possui, assim, uma vocação inter/transdisciplinar sintetizando em convergência e sinergia a investigação fundamental, a investigação aplicada, a formação pós-graduada e a extensão e transferência para a comunidade da sua produção científica e conhecimento. Deste modo, o IPCDHSUC estrutura-se funcionalmente, em termos de gestão de ciência e tecnologia, como um conjunto convergente de investigadores especializados, na maioria com recursos de pesquisa agregados, em torno de um projeto comum embasado nas ciências cognitivas, dentro de um quadro de desenvolvimento humano e social. A unidade vai progressivamente colocando à disposição de todos os seus investigadores, estudantes, especialistas e profissionais associados outros recursos de investigação-ação, que permitam a potencialização do conhecimento já adquirido, e o estabelecimento de pontes entre saberes diversificados e/ou a construção de plataformas de pesquisa e de intervenção.

Numa lógica de grande abertura à sociedade e à academia, o IPCDHSUC tem privilegiado o crescente estabelecimento de parcerias científicas, tecnológicas e sociais com organismos e instituições de diversas proveniências sociogeográficas, bem como participa em programas pós-graduados, nomeadamente de doutoramento, nacionais e internacionais.

A missão no IPCDHSUC é contribuir para a ideia de diversidade científica em torno de paradigmas de desenvolvimento humano e social, enfatizando dinâmicas de responsabilidade social e de transferência de conhecimento. Neste sentido, o IPCDHSUC é estruturado em torno de um projeto interdisciplinar no campo das ciências cognitivas interligadas com as ciências sociais e do desenvolvimento humano. Desta forma, esta unidade de investigação baseia-se no estudo analítico e na investigação aplicada dos processos psicossociais da perceção, da atenção, do imaginário, da memória, da tomada de decisão e julgamento, bem como dos processos interpessoais e intergrupais.

Dentro das diferentes áreas da investigação aplicada é realizada uma abordagem sistémica focada no desenvolvimento humano e social. Este enquadramento permite uma intervenção psicossocial nas transições ao longo da vida, como objetivo principal da nossa organização. Deste modo, as áreas de investigação aplicada são as áreas psicossociais da educação, da família, da saúde, do trabalho, das organizações e da comunidade. A fim de dar substância a esta missão, todas as atividades prosseguem os seguintes objetivos:

  • Desenvolver projetos de pesquisa e inovação científica, promovendo a disseminação de resultados, através de publicações e eventos científicos;
  • Promover redes de parcerias nacionais e internacionais;
  • Colaborar em projetos de formação especializada e pós-graduada;
  • Desenvolver atividades que ampliem e/ou transfiram conhecimento científico e tecnológico para a comunidade.


Palavras-chave: Cognição, Desenvolvimento, Sociedade, Interdisciplinaridade, Inovação.



IPC