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IPCDHS_UC

Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano e Social

Apresentação 

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Fundado em 1994, o IPCDHS é uma Unidade de I&D da Universidade de Coimbra, integrada no Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) desta Universidade e financiada pela FCT (Unidade 192). Atualmente acolhe uma vasta equipa de investigadores nacionais e internacionais de diversas instituições públicas e privadas.  Desde a sua fundação, no IPCDHS tem-se privilegiado uma dinâmica de investigação transdisciplinar, onde se integram campos essenciais da psicologia (e afins das ciências sociais), a saber: experimental, cognitiva, educacional, clínica e saúde, social, organizacional e aconselhamento/psicoterapia.

Pela sua matriz histórica, o IPCDHS possui, assim, uma vocação inter/transdisciplinar sintetizando em convergência e sinergia a investigação fundamental, a investigação aplicada, a formação pós-graduada e a extensão e transferência para a comunidade da sua produção científica. Deste modo, o IPCDHS estrutura-se funcionalmente, em termos de gestão de ciência e tecnologia, como um conjunto convergente de investigadores especializados, na maioria, com recursos de pesquisa agregados, em torno de um projeto comum embasado nas ciências cognitivas. A unidade vai progressivamente colocando à disposição de todos os seus investigadores, estudantes, especialistas e profissionais associados outros recursos de investigação-ação, que permitam a potencialização do conhecimento já adquirido, e o estabelecimento de pontes entre saberes diversificados e/ou a construção de plataformas de inovação.

Numa lógica de grande abertura à sociedade e à academia, o IPCDHS tem privilegiado o crescente estabelecimento de parcerias científicas, tecnológicas e sociais com organismos e instituições de diversas proveniências sociogeográficas, bem como participa em programas pós-graduados, nomeadamente de doutoramento, nacionais e internacionais.

Temos, pois, como missão no IPCDHS a ideia de diversidade científica em torno de paradigmas de desenvolvimento humano e social, enfatizando dinâmicas de responsabilidade social e de transferência de conhecimento.



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