IPCDHS_UC

Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano e Social

Projeto científico

O Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano e Social estrutura-se funcionalmente em torno de um projeto interdisciplinar no domínio das ciências cognitivas. Assim, tem como pilares de sustentação o estudo analítico e a pesquisa aplicada dos processos psicossociais de perceção, atenção, imaginaria, memória, julgamento e tomada de decisão, adicionando um interesse pelos processos interpessoais, grupais e intergrupais.

Em termos de abordagem aos diversos contextos de aplicação privilegia-se uma visão sistémica e desenvolvimentista, que permita intervir nos fenómenos de mudança comportamental ao longo dos percursos de transição de vida.

Deste modo, consideram-se cenários de aplicação os campos psicossociais da educação, da família, da saúde, do trabalho, das organizações, e das comunidades. No sentido de dar corpo à sua missão, as atividades desenvolvem-se na prossecução dos seguintes objetivos:

• realizar projetos de investigação e inovação científica, promovendo a divulgação e diseminação de resultados através de publicações e organização de eventos científicos;
  • promover redes de parceria nacionais e internacionais;
  • colaborar em projetos de formação pós-graduada e especializada;
  • desenvolver estratégias de extensão à comunidade dos produtos de investigação.

Palavras-chave: Cognição, Desenvolvimento, Sociedade, Interdisciplinaridade, Inovação