a carregar...

IPCDVS

Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social

Transições Psicossociais no Contexto de Sistemas de Desenvolvimento e Multiculturais: A Pesquisa pela Qualidade

Psychosocial Transitions in Developmental and Multicultural Systems: The Quest for Quality  

Investigador principal/Director

Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira

Objectivos principais/Main Goals

Os principais objectivos do grupo de investigação são:

- Construir questões de investigação focadas em problemas psicossociais associados a transições (família-escola, escola-mundo do trabalho, adentro de contextos educacionais, comportamentos saudáveis-comportamentos de risco, movimentos migratórios, transformações culturais da estrutura de valores da sociedade, reabilitação vocacional, e transições no contexto da saúde mental: o caso da esquizofrenia);

- Desenvolver modelos conceptuais a partir de investigação prévia sobre transições bem sucedidas, numa perspectiva de ligação dos aspectos individuais com os contextos de gestão organizacional, ancorados em paradigmas contextualistas-desenvolvimentistas;

- Planificar pesquisas-acção, usando prioritariamente estudos longitudinais, e abordagens narrativas, complementadas com estudos transversais;

- Implementar e testar as aplicações derivadas da investigação, adentro de um paradigma da qualidade de vida e da eficácia organizacional.

Changes & Transitions SIG

Equipa/Team

Membros Integrados/Full Members

Adelino Duarte Gomes

Ana Cristina Ferreira de Almeida

Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira

Eduardo João Ribeiro dos Santos

Filomena Augusta da Silva Antas Parada

Isabel Cerca Miguel

Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira

Joaquim Manuel Pires Valentim

Leonor Maria Gonçalves Pacheco Pais Andrade Cardoso

Manuel Amâncio Viegas Abreu

Margarida Maria Ferreira Diogo Dias Pocinho

Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias

Maria Graciete Nunes Pinto Franco Borges

Maria Teresa Pires de Medeiros

Paulo Alexandre Carvalho Ferreira

Paulo Renato Martins Ribeiro Silva Lourenço

Ricardo Filipe da Silva Pocinho

Teresa Manuela Marques dos Santos Dias Rebelo



Membros Colaboradores/Collaborators

Adriano de Jesus Brandão

Ana Cristina Mateus Figueiredo

Andreia Martins Soares

Carla Maria Santos de Carvalho

Carla Maria Seixas da Silva

Cátia Carina Vieira Teixeira

Cátia Sofia de Freitas Morna Figueiredo

Clara Maria Rodrigues da Cruz Silva Santos

Cristina Maria Pinto Albuquerque

Filipa de Almeida Santos Pacheco Palha

Helena da Silva Neves dos Santos Almeida

Isabel Cristina Dordio Dimas

Joana Gomes de Almeida

João Pedro Marceneiro Gaspar

Liliana Patrícia Ventura Mendes

Maria Angeles Ludeña Martin

Maria Teresa Ribeiro Pessoa

Marta Sofia Lopes Alves

Pedro Nuno Andrade Oliveira

Pedro Ricardo Belo dos Santos

Raquel Azevedo Freitas

Raquel Gomes Ferreira de Sousa

Rui Manuel Guilhoto Loureiro

Projectos de Investigação/Research Projects

Transition to involuntary unemployment: impacts and subsequent psychosocial adjustments, on people with ages equal to and above 40 (PTDC/PSI-PSO/102476/2008) - apresentado à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, concurso de projectos aberto em todos os domínios científicos), no âmbito da linha de investigação “Transições Psicossociais no Contexto de Sistemas de Desenvolvimento e Multiculturais: A Pesquisa pela Qualidade”, do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra/Instituto de Investigação Interdisciplinar

SAFIRE (Scientific Approach to Finding Indicators of and REsponses to Radicalisation). Projecto financiado pelo 7º Programa Quadro (Call: Topic SEC-2009.6.1.1 Better understanding of the rationale and the drivers underlying the radicalisation processes and how these drivers interact).É o responsável da Universidade de Coimbra neste projecto que é liderado pelo TNO (organização holandesa para a investigação científica aplicada) num consórcio com dez parceiros de seis países. Data de início e de termo: 1-06-2010 a 30-11-2013.

Avaliação do estado do conhecimento público sobre saúde e informação médica em Portugal HMSP-IISE/SAU-ICT/0003/2009 FCT/Harvard. Investigador responsável: Prof. João Arriscado Nunes (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra). Data de início e de termo: 01-06-2010 a 31-05-2013.

Do preconceito à discriminação: o papel legitimador da percepção de ameaça, da identificação endogrupal e do escopo da justiça. PTDC/PSI-PSO/114159/2009. Investigador Responsável: Doutor Cícero Pereira (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa). Data de início e de termo: 1-10-2010 a 31-09-2013.

Representações Sociais dos Alunos Deficientes Mentais: Estudo Exploratório com Alunos do 3º CEB. Estudo financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação. (2008). Estudo internacional (Finlândia, Bulgária e Portugal), coordenado pelo Prof.Doutor Klaus Helkama (Univ. de Helsínquia). Financiado pela Academy of Finland. (2005-2008).

Values, personality and morality: a functional systems approach. Estudo internacional (Finlândia, Bulgária e Portugal), coordenado pelo Prof.Doutor Klaus Helkama (Univ. de Helsínquia). Financiado pela Academy of Finland. (2005-2008).

Memória Colectiva e Representações Sociais da Identidade Nacional Portuguesa. Estudo desenvolvido no IPCDVS. No âmbito deste projecto foram seleccionados 3 estudantes do 1º Ciclo como bolseiros no quadro do programa da FCT de Bolsas de Integração na Investigação. (2008-2010)

Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e Direcção Regional das Comunidades (2009-2013). Medeiros, T. (IR): Açorianos de Sucesso na California: Estudos de caso.

Microsoft Corporation & Ministério da Educação (2009-2010). Canavarro, J. (IR): “Lideres Inovadores para as Escolas - 2010”.

Produtividade/Productivity

Artigos com IF/Papers with IF (2008-2010)

Santos, P., Leitão, J. P., Santos, E., David, R., & Figueiredo, C. (2010). Are depression levels related to the personal expectations of graduate students? Psychology & Health, 25 (Supplement 1), 325

Vondracek, F. W., Ferreira, J. A., & Santos, E. (2010). Vocational Behavior and Development in Times of Social Change: New Perspectives for Theory, Research, and Practice. International Journal for Educational and Vocational Guidance, Volume 10, Number 2, 125-138 (Springer) (Hindex: 8).

Haase, R. F., Ferreira, J. A., Santos, E., Aguyao, G. M., & Fallon, M. A. (2008). Scaling the Information Load of Occupations: Preliminary Findings of the Fit between Individual Capacities and Environmental Demands. Journal of Career Assessment, 16, 156-176 (IF: 1.338).

Vondracek, F. W., Ferreira, J. A., & Santos, E. (2010). Vocational Behavior and Development in Times of Social Change: New Perspectives for Research, and Practice. International Journal for Educational and Vocational Guidance, 10 (2), 125-138.

Miguel, I., Valentim, J. P., & Carugati, F. (2010). Intelligence and its development: Social representations and social identities. Papers on Social Representations, 19(2), 20.1-20.33.

Figueiredo, A. M., Doosje, B., Valentim, J. P., & Zebel, S. (2010). Dealing with Past Colonial Conflicts: How Perceived Characteristics of the Victimized Outgroup Can Influence the Experience of Group-Based Guilt. International Journal of Conflict and Violence, Vol. 4(1), 89-105 (IF:0,530).


Artigos sem IF/Papers without IF (2008-2010)

Almeida, J. G., Almeida, H. N., & Santos, E. (no prelo/2010). Cuidar dos cuidadores familiares de doentes mentais: modelos conceptuais e perspectivas de intervenção. Psychologica, 52, vol. II.

Ferreira, J. A., Freitas, R. A., Costa, R. M., & Santos, E. (no prelo/2010). Contributos para a compreensão da população desempregada: o papel dos padrões de crenças motivacionais. Psychologica, 52, vol. II.

Ferreira, J. A., Rosina, F., Santos, E., & Peiró, J. M. (no prelo/2010). Contributo para o estudo psicométrico da versão portuguesa do Cuestionario de Satisfacción Laboral S20/23. Psychologica, 52, Vol. II.

Figueiredo, A. M., Doosje, B., Valentim, J. P., & Zebel, S. (2010). Dealing with past Colonial Conflicts: How Perceived Characteristics of the Victimized Outgroup Can Influence the Experience of Group-Based Guilt. International Journal of Conflict and Violence, 4(1), 89-105.

Miguel, I., Valentim, J. P., & Carugati, F. (2010). Questionário de Estilos e Dimensões Parentais – Versão Reduzida: Adaptação portuguesa do Parenting Styles and Dimensions Questionnaire – Short Form. Psychologica, 51, 169-188.

Miguel, I., Valentim, J. P., & Carugati, F. (2009). Parental ideas and their role in childrearing: the idea-behavior connection. Italian Journal of Sociology of Education, 3, 225-253.

Miguel, I., Valentim, J. P., & Carugati, F. (2010). Intelligence and its development: Social representations and social identities. Papers on Social Representations, 19(2), 20.1-20.33.

Novais, F. A. G., Ferreira, J. A., & Santos, E. (no prelo/2010). Transição e ajustamento de reclusos ao estabelecimento prisional. Psychologica, 52, vol. II.

Parada, F. (2009). Psychology publishing in Portugal: Hardships and disappointment follows expectations. Psychology Science Quarterly, 51 (Supplement 1), 42-54.

Santos, E., Ferreira, J. A., Silva, C., & Almeida, J. G. (2010). Espiritualidade e mindfulness: caminhos para a relação. In M. C. P. Fuentes & J. J. G. Linares (Eds.), Actas del II Congresso Internacional de Convivencia Escolar: Variables Psicológicas y Educativas Implicadas (pp. 595-602). Universidad de Almería, España: Editorial GEU.

Santos, E., Ferreira, J. A., Albuquerque, C., Almeida, H., Mendonça, C., Silva., C., & Almeida, J. (no prelo/2010). Desemprego: experiências de transição. Psychologica, 52, vol. II.

Santos, E., Ferreira, J. A., Figueiredo, C. S., Almeida, J. G., & Silva, C. (2010). Organizações positivas. Pessoas e Sintomas, Universidade Católica Portuguesa, 37-44.

Valentim, J. P. (2008). Identidade pessoal e social: entre a semelhança e a diferença. Psychologica, 47, 109-123.

Valentim, J. P. (2010). Uma entrevista de Willem Doise com Xenia Chryssochoou (Março de 2009) e com Joaquim Pires Valentim (Setembro de 2009). Psychologica, 51, 321-343.


Comunicações Internacionais/International Presentations (2008-2010)

Craveiro, D., Valentim, J.P., Dinis, E., & Silva, J. (2009). Representações sociais dos alunos deficientes mentais. Um estudo com alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Comunicação apresentada ao VII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural, Porto, 29-31 Outubro.

Figueiredo, A., Valentim, J.P., Doosje, & Zebel, S. (2009).Can they influence the way we feel? Outgroup-focused variables and the dynamics of group-based guilt.Comunicação apresentada aoV PhD Meeting in Social and Organizational Psychology, ISCTE, Lisboa, 28-29 Maio.

Miguel, I., Valentim, J.P., & Carugati, F. (2009). Intelligence and perceived contributions for its development: A socio-representational approach. Comunicação apresentada à International Conference of Psychology and Education: Practices, Training and Research, Covilhã, 26-28 Março.

Parada, F. 2008 (Agosto) – com um poster intitulado “Meanings youth attach to work: What has(n’t) changed?”, participa na “APA 116TH Annual Convention”, organizada pela American Psychological Association (APA), tendo como seu sponsor e co-autor o Professor David. L. Blustein (Boston College). (Boston, Massachussets/EUA).

Parada, F. 2008 (Julho) – com um poster intitulado “Circumscription and compromise while navigating the school-to-work transition” participa no “20th Biennial ISSBD Meeting”, organizado pela International Society for the Study of Behavioral Development (ISSBD) e pela Universidade de Würzburg. (Würzburg/Alemanha).

Parada, F. 2008 (Julho) – com uma comunicação intitulada “Psychology Publishing in Portugal: Hardships and Disappointment follows Expectations” participa na workshop sobre "European Psychology Publication Issues", uma iniciativa a decorrer paralelamente ao XXIX International Congress of Psychology. (Berlim, Alemanha).

Parada, F. 2008 (Maio) – com uma comunicação intitulada “How do young people psychologically negotiate the school-to-work transition?” participa no simpósio “Preparing youth for vocational transitions: What to consider?”, proposto no âmbito da “The XIth Biennial Conference of the EARA, European Association for Research on Adolescence”, organizada pela Universidade de Turim em colaboração com a EARA, European Association for the Research on Adolescence. (Turim/Itália).

Parada, F. 2008 (Março) – com uma comunicação intitulada “Family and the meaning of work: Is there a connection?” participa no simpósio “Parents and Transitions in Adolescence and Early Adulthood”, proposto pelo Professor Richard Young (University of British Columbia), no âmbito da “2008 International Counseling Psychology Conference”, organizado pela Society of Counseling Psychology Division 17. (Chicago, Illinois/EUA).

Parada, F. 2009 (Agosto) – com uma comunicação intitulada “Did school prepared us to the world of work? Yes! No! Maybe…” participa no simpósio “Joining society: Empirical researches on social interactions and learning in youth”, organizado por Ismael Ghodbhane (University of Neuchatel) e Laura Bonica (University of Turin), a decorrer no âmbito do EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction) 2009. (Amesterdão/Holanda). Discussant: Professor 

Parada, F. 2009 (Julho) – com uma comunicação intitulada “Action theory in a Portuguese setting: Conceptual and methodological considerations” participa no simpósio “International application of action theory: Examining career as a joint phenomenon”, coordenado por Jose Domene (Trinity Western University), a decorrer no âmbito da APA 117TH Annual Convention. (Toronto/Canada).

Parada, F. 2009 (Julho) – com uma comunicação intitulada “Psychosocial determinants of the ways in which youth navigate the school to work transition: A study” participa no simpósio convidado “Adolescent transitions in changing societies”, coordenado por Marion Kloep (Centre for Lifespan Research, University of Glamorgan), a decorrer no âmbito do European Congress of Psychology 2009. (Oslo/Noruega).

Parada, F. 2009 (Julho) – com uma comunicação intitulada “Peer reviewing: How can EPPP innovate and still guarantee high scientific quality standards?” participa no simpósio “Open Access, Open Review, Language Diversity & Online Publishing: New paradigms and challenges for European Psychology”, coordenado pelo Doutor Erich Weichselgartner (ZPID - Institute for Psychology Information, University of Trier), a decorrer no âmbito do European Congress of Psychology 2009. (Oslo/Noruega).

Parada, F. 2010 (Junho) – com uma comunicação em co-autoria com o Professor Richard A. Young, participa no grupo de discussão 6 “New International Constructs for the 21st Century”, com a comunicação “Reinterpreting career constructs for the 21st century: A postmodernist, action theoretical approach”, a decorrer no âmbito do 3.º IAEVG-NCDA-SVP International Symposium: Bridging International Perspectives of Career Development, organizado conjuntamente pela IAEVG, NCDA e SVP. (San Francisco/EUA).

Parada, F. 2010 (Junho) – com uma comunicação em co-autoria com o Professor Richard A. Young participa no grupo de discussão 5 “International Collaborations for Research” – comunicação:“A conceptual framework and application of international collaborative research in career” a decorrer no âmbito do 3.º IAEVG-NCDA-SVP International Symposium: Bridging International Perspectives of Career Development, organizado conjuntamente pela IAEVG, NCDA e SVP. (San Francisco/EUA).

Parada, F. 2010 (Maio) – com uma comunicação intitulada “Transitioning to adulthood with peers and non-familial adults: Youth’s life/career projects in context” participa no simpósio “Adolescent Career Development in Context”, organizado por Julia Dietrich (University of Erfurt), a decorrer no âmbito da “The XIIth Biennial Conference of the EARA, European Association for Research on Adolescence”, organizada pela Mykolas Romeris University/Faculty of Social Policy/Department of Psychology, em colaboração com a EARA, European Association for the Research on Adolescence. (Vilnius/ Lituânia).

Parada, F. 2010 (Março) – com uma comunicação intitulada “Learning the Qualitative Action-project Method for Cross-national Research” participa no simpósio “Action theory and life design interventions and research”, organizado pelo Professor Richard A. Young (University of British Columbia), a decorrer no âmbito do Colloque 2010 de L’INETOP L’accompagnement de L’orientation aux différents âges de la vie: Quels modèles, dispositifs et pratiques?. (Paris/França)

Santos, E., Conferência O Rigor na Pesquisa Qualitativa, IV Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, Universidade Estadual de S. Paulo (UNESP), Campus de Rio Claro, Brasil, 9-11 Outubro 2010;

Santos, E., Comunicação (com Santos, P., Leitão, J. P., David, R., & Figueiredo, C. (2010, September, 1). Are the depression levels related to the personal expectations on graduate students? Poster presented at the 24rd Annual Conference of the European Health Psychology Society, "Babe-Bolyai" University, Cluj-Napoca, Romania;

Santos, E., Membro da Comissão de Avaliadores Especialistas da área temática Bem-Estar nas Organizações, IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Julho, 05-08, 2010, São Paulo, Brasil;

Santos, E., Comunicação-poster (com Ferreira, J. A., Haase, R. F., LaRae, J., & Ferreira, L.) The Problem Solving Inventory: A Validity Study in Portugal, Division 17, 118th Annual Convention of the American Psychological Association (APA), August 12th-15th 2010, San Diego, USA;

Santos, E., Comunicação (com Ferreira, J. A., & Andrade, R.) Vocational development and expectations of transition to college or/and to work of high school seniors, IAAP Division 16 Counseling Psychology/APS College of Counseling Psychologists, International Congress of Applied Psychology, July 11th-16th 2010, Melbourne, Australia;

Santos, E., Comunicação (com Ferreira, J. A., & Ferreira, L.) Adolescents vocational indecision and problem solving, IAAP Division 16 Counseling Psychology/APS College of Counseling Psychologists, International Congress of Applied Psychology, July 11th-16th 2010, Melbourne, Australia;

Santos, E., Comunicação (com Parada, F., Coimbra, J. L., & Young, R. A.) Learning the Qualitative Action – project Method for Cross-national Research, Symposium: Action theory and life design interventions and research, Coordinateur: Richard A. Young (University of British Columbia), Colloque International “L’accompagnement à l’orientation aux différents ages de la vie. Quels models, dispositifs et pratiques? INETOP – CNAM, Mars 17-19, 2010, Paris;

Santos, E., Comunicação (com Ferreira, J. A., Silva, C., & Almeida, J. G.) Espiritualidade e mindfulness: caminhos para a relação, Simposium, Dimensão relacional da convivência escolar: pais, professores e psicólogos (Coordinadora Margarida Pocinho, Universidade da Madeira), II Congresso Internacional de Convivencia Escolar: Variables Psicológicas y Educativas Implicadas, Universidad de Almería, España, Marzo 16-19, 2010;

Santos, E., Comunicação (com Ferreira, J. A., & Andrade, R.) Life after High School: Socio-cognitive, affective, and demographioc predictors of Portuguese high school senior’s expectations to enter college or work, 25th Annual Adult Development Symposium of the Society for Research in Adult Development, March 9th-10th 2010 Philadelphia, USA;

Santos, E., Comunicação (com Ferreira, J. A.) Psychological well-being of Portuguese older adults: the role of personality and demographic variables, 25th Annual Adult Development Symposium of the Society for Research in Adult Development, March 9th-10th 2010 Philadelphia,USA

Valentim, J.P. (2008). Post-colonialism, perceived conflicts and prejudice between Portuguese and Africans: A psychosocial study of luso-tropicalism. Comunicação apresentada à International Society of Political Psychology’ 31st Annual Scientific Meeting, Paris, 9-12 de Julho.

Valentim, J. P. (2008). Representações sociais do funcionamento da escola e diversidade cultural. Comunicação apresentada ao I Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais, Évora, 12-15 de Março.


Comunicações Nacionais/National Presentations (2008-2010)

Guedes, A., Mendes, V., Vicente, R., Valentim, J.P. &Figueiredo, A. (2010). O luso-tropicalismo e as colónias Portuguesas: Um estudo exploratório dos manuais de história do ensino primário no período colonial. Comunicação apresentada às Jornadas de Iniciação à Investigação em Psicologia, Coimbra, 11-12 Outubro.

Parada, F. 2008 (Outubro) – com 5 comunicações – “Orientação vocacional com adultos: Desafios e contributos de um processo RVCC na perspectiva do profissional (1.º autor: Isabel Pessoa Dias)”; “Novas práticas de orientação vocacional em contexto escolar: Para quê e porquê? Um olhar de quem está no terreno” (1.º autor: Manuel João Afonso); “Serviços de Psicologia e Orientação: Como reestruturar as práticas interventivas? Considerações pragmáticas face aos pressupostos conceptuais” (1.º autor: Maria da Paz Amoêdo); “Cidade das Profissões: (Re)pensar as práticas de orientação vocacional à luz de uma experiência formativa (1.º autor: Ana Bento); “Qual a adequabilidade das intervenções tradicionais de orientação face aos desafios da actualidade? Reflexões a partir da prática” (1.º autor: Júlio Martins França) – participa no “X Congresso Internacional de Formação para o Trabalho – Norte de Portugal/Galiza: Uma década de trabalho e aprendizagens”, organizado pela Delegação Regional do Norte do IEFP em colaboração com FPCEUP. (Chaves/ Portugal).

Parada, F. 2009 (Abril) – com uma comunicação intitulada “Maiores de 23: Como avaliar percursos, transições e vivências no e para o ensino superior deste grupo específico da população estudantil?” participa na V Conferência “Desenvolvimento Vocacional: Processos de Ajustamento e Integração”, promovida pelo Centro de Investigação em Psicologia (CIPSI) da Universidade do Minho (Braga, Portugal).

Parada, F. 2009 (Fevereiro) – com duas comunicações – “Deve o sistema educativo preparar todos quantos o desejem e se esforcem para um bom emprego? Claro que sim! – Jovens, escola e trabalho: Algumas reflexões” e “Formação para profissionais EFA: Balanço de uma experiência de intervenção (e) pedagógica” – participa no XVII Colóquio AFIRSE “A escola e o mundo d trabalho”. (Lisboa/Portugal).

Parada, F. 2010 (Julho) – com 4 comunicações – “O ovo de Colombo nas práticas de orientação” (1.º autor: Bebiana Cunha), “Um olhar sobre a Orientação Vocacional ao Longo da Vida…” (1.º autor: Ana Pão Trigo), “Reorientação vocacional, reorganização pessoal, reconfiguração de projectos: Um olhar pessoal sobre a intervenção vocacional em contexto escolar” (1.º autor: Lígia Moreira Almeida) e “Ser profissional de orientação num contexto de Novas Oportunidades” (1.º autor: Gisela Oliveira) – participa no “XII Congresso Internacional de Formação para o Trabalho – Norte de Portugal/Galiza: Os Novos Profissionais da Educação e Formação para o Trabalho – Desafios e Exigências ao Longo da Vida”, organizado pela Delegação Regional do Norte do IEFP em colaboração com FPCEUP. (Guimarães/Portugal).

Parada, F. 2010 (Abril) – em co-autoria com Gisela Oliveira e Paula Oliveira, com a comunicação intitulada “Centros Novas Oportunidades: Que lugar para a Orientação?”, participa VI Conferência “Desenvolvimento Vocacional: Avaliação e Intervenção”, promovida pela Associação para o Desenvolvimento da Carreira e pelo Centro de Investigação em Psicologia (CIPSI) da Universidade do Minho. (Braga, Portugal).

Santos, E., Conferência (com Teixeira, C.) Investigação de programas de Reabilitação Profissional para pessoas com doença mental: o estado da arte. II Encontro Nacional de Associações de Família na Área da Saúde Mental, 12 Novembro de 2010, Barcelos;

Santos, E., Conferência Mensagem para Jovens Cientistas, nas Jornadas de Iniciação à Investigação em Psicologia, FPCEUC, 11-12 Outubro de 2010;

Capítulos de Livros/Book Chapters (2008-2010)

Afonso, M.J. Parada, F., & Coimbra, J.L. (2009). Novas práticas de orientação vocacional em contexto escolar: Para quê e porquê? Um olhar de quem está no terreno (pp. 205-211). Actas do “X Congresso Internacional de Formação para o Trabalho – Norte de Portugal/Galiza: Uma década de trabalho e aprendizagens”. Porto: Delegação Regional do Norte do IEFP.

Amoêdo, M.P., Parada, F., & Coimbra, J.L. (2009). Serviços de Psicologia e Orientação: Como reestruturar as práticas interventivas? Considerações pragmáticas face aos pressupostos conceptuais (pp. 213-221). Actas do “X Congresso Internacional de Formação para o Trabalho – Norte de Portugal/Galiza: Uma década de trabalho e aprendizagens”. Porto: Delegação Regional do Norte do IEFP.

Bento, A., Parada, F., & Coimbra, J.L. (2009). Cidade das Profissões: (Re)pensar as práticas de orientação vocacional à luz de uma experiência formativa (pp. 287-293). Actas do “X Congresso Internacional de Formação para o Trabalho – Norte de Portugal/Galiza: Uma década de trabalho e aprendizagens”. Porto: Delegação Regional do Norte do IEFP.

Dias, I.P., Parada, F., & Coimbra, J.L. (2009). Orientação vocacional com adultos: Desafios e contributos de um processo RVCC na perspectiva do profissional (pp. 367-377). Actas do “X Congresso Internacional de Formação para o Trabalho – Norte de Portugal/Galiza: Uma década de trabalho e aprendizagens”. Porto: Delegação Regional do Norte do IEFP.

Martins, J.F., Parada, F., & Coimbra, J.L. (2009). Qual a adequabilidade das intervenções tradicionais de orientação face aos desafios da actualidade? Reflexões a partir da prática (pp. 299-304). Actas do “X Congresso Internacional de Formação para o Trabalho – Norte de Portugal/Galiza: Uma década de trabalho e aprendizagens”. Porto: Delegação Regional do Norte do IEFP.

Miguel, I., Valentim, J. P., & Carugati, F. (2008). Representações sociais da inteligência e práticas educativas: apresentação de uma investigação em curso. In A. Caetano, M. Garrido, S. Batel & A. C. Martins (Eds.), Percursos da Investigação em Psicologia Social e Organizacional, Vol. 3 (pp. 301-317). Lisboa: Colibri.

Parada, F., & Coimbra, J.L. (2010). Giovani adulti in transizione verso il lavoro: Cosa intendono per lavoro, professione e carriera?. In S. Soresi & L. Nota (Eds.), Sfide e nuovi orizzonti per l'orientamento 2: Diversità, sviluppo professionale, lavoro e servizi territoriali (290-301). Firenze: Giunti O.S. – Organizzazioni Speciali.

Parada, F., & Coimbra, J.L. (2008). Quais as preocupações de carreira de formandos da aprendizagem?. In A.F. Rial-Sánchez, M.M.S. Roca, M.C.S. Gorgoso, & M.V. Fernández (Coords.), Actas do “IX Congresso Internacional da Galiza e Norte de Portugal de Formação para o Trabalho – Desafíos e solucíons: Dende a orientación profesional para a certificación da competencia”, (pp. 323-333). Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela.

Santos, E., Ferreira, J. A., Santos, P. B., Leitão, J. P., David, R., Figueiredo, C. S., Silva, C., & Almeida, J. G. (2010). Aconselhamento psicológico: diversidade e integração (pp. 9-30). In E. Santos, J. Ferreira, P. Santos, J. P. Leitão, R. David, C. Figueiredo, C. Silva & J. G. Almeida (Eds.), Aconselhamento na Saúde: perspectivas integradoras. Viseu: Psicosoma.

Santos, E., Ferreira, J. A., Silva, C., & Almeida, J. G. (2010). Saúde e Felicidade: prospectos positivos (pp. 343-356). In E. Santos, J. Ferreira, P. Santos, J. P. Leitão, R. David, C. Figueiredo, C. Silva & J. G. Almeida (Eds.), Aconselhamento na Saúde: perspectivas integradoras. Viseu: Psicosoma.

Santos, E., Ferreira, J. A., Silva, C., & Almeida, J. G. (2010). Espiritualidade e mindfulness: caminhos para a relação. In M. C. P. Fuentes & J. J. G.Linares (Eds.), Libro de Actas del II Congresso Internacional de Convivencia Escolar: Variables Psicológicas y Educativas Implicadas (pp. 595-602). Universidad de Almería, España: Editorial GEU. 978-84-9915-124-3

Valentim, J. P., & Doise, W. (2008). De um estado de facto a um estado de direito. Elementos de psicologia social normativa. In A.C. Fonseca (Ed.), Psicologia e Justiça (pp. 37-77). Coimbra: Nova Almedina.

Medeiros, T., Gomes, C., & Melo, P. (2010). O uso da Internet numa Região Ultraperiférica: Representações dos adolescentes. In L. Rosati & F. Lezcano (Coord.), Educazione e Tecnologìe delle Informazione e le Comunicazione. Itália: Morlacchi Editore.


Livros/Books (2008-2010)

Santos, E., Ferreira, J. A., Santos, P., Leitão, J. P., David, R., Figueiredo, C. S., Silva, C. M., & Almeida, J. G. (Eds.) (2010). Aconselhamento na Saúde: Perspectivas integradoras. Viseu: Psicosoma.

Abreu, M. V., & Santos, E. (2008). Actas do Primeiro Congresso de Reabilitação e Inclusão Social: O Papel das Famílias e das Redes de Apoio Social. Coimbra: Almedina. IBN: 9789724037097

Pires, C. M. L., & Santos, E. (2009). Hipnose Clínica: Fundamentos e Aplicações em Psicologia e Saúde. Viseu: Psicosoma. ISBN: 9789728994105

Formação pós-graduada/Post-graduation Training

Doutoramentos/Ph.D. level

2010: Isabel Cerca Miguel. Thesis title: “A Inteligência e o seu Desenvolvimento: das Representações Sociais às Práticas Educativas”. Supervisor: Joaquim Valentim; co-Supervisor: Felice Carugati (Bologna, Italy). Institution: University of Coimbra.

2010: José Maria de Almeida. Thesis title: “A Dinâmica Dos Actores e a Problemática Comunicacional Na Construção e Implementação do Projecto Educativo Comum do Agrupamento de Escolas – um estudo de caso múltiplo”. Supervisor: José Manuel Canavarro; co-Supervisor: António Gomes Ferreira (University of Coimbra). Institution: University of Coimbra.

2010: Maria Jorge Santos Almeida Rama Ferro. Thesis title: “Teoria Crítica e Aconselhamento: para uma intervenção multicultural com os Estudantes da Cooperação da Universidade de Coimbra”. Supervisor: Joaquim Armando Ferreira. Institution: University of Coimbra.

2010: Pedro Nuno Andrade Oliveira. Thesis title: “Les rapports père/enfant et le développement psychosocial du sujet, Directeur de recherche”. Supervisors: Adriano Brandão and Etienne Mullet. Institution: Université Lumière-Lyon 2 (France).

2008: Ricardo Filipe Silva Pocinho. Thesis title: “ Plataforma de formação municipal. Acessibilidade educacional em contextos virtuais. Supervisor: Eduardo J. Santos; co-Supervisor: Joaquin Carrasco Institution: University of Salamanca (Spain)/University of Coimbra (double titulation).

2008: Paulo Alexandre Carvalho Ferreira. Thesis title: “ Competências e características ideais dos profissionais de enfermagem para cuidar de pessoas com doença cardiovascular”. Supervisor: Eduardo J. Santos. Institution: University of Extremadura (Spain).

Mestrados/Master level (updating)

Internacionalização/Internationalization (updating)

Valentim, J. P., Duarte, J., Figueiredo, A., & van Hemert, D. (2011). European terrorist legislation and counter-radicalisation strategies. Scientific Report for the 7ºPQ SAFIRE (Scientific Approach to Finding Indicators of and REsponses to Radicalisation).

Valentim, J. P., Figueiredo, A., Duarte, J., & van Hemert, D. (2011). Scientific report on the results from work package 4.2 (Culture). Deliverable number D4.1(2). Elaborado no âmbito do projecto europeu do 7ºPQ SAFIRE (Scientific Approach to Finding Indicators of and REsponses to Radicalisation). 

Protocol signed with the University of Santa Cecilia (Brazil).

[2009-2013] Partnership in research/scientific activities with University of British Columbia, Vancouver, Canada, Department of Counseling Psychology.

[2008-2013] Partnership in research/scientific activities with State University of New York, at Albany, USA, Department of Educational and Counseling Psychology.