Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Prémio Jovem Investigador em Psicologia 2019 - atribuído pela Associação Portuguesa em Psicologia

24 junho
Cládia Melo
Cládia Melo

Cláudia Melo, colaboradora doutorada e bolseira de investigação do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (linha de investigação Relações, Desenvolvimento & Saúde), ganhou o Prémio Jovem Investigador em Psicologia 2019, atribuído pela Associação Portuguesa de Psicologia, pelo seu percurso académico e trabalho de investigação desenvolvido.


Cláudia Melo tem desenvolvido o seu trabalho de investigação dos últimos anos na área da tomada de decisão e comunicação médico-doente em relação à preservação da fertilidade em oncologia, em colaboração com entidades nacionais e internacionais relevantes na área. Os seus resultados de investigação foram já publicados em várias revistas científicas e livros internacionais, assim como apresentados em diversos congressos nacionais e internacionais da área da saúde. Através da sua forte colaboração particular com a Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Daniel de Matos – CHUC (através do protocolo com a FPCE-UC), o Centro de Preservação da Fertilidade do Serviço de Medicina da Reprodução – CHUC e o Núcleo do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o trabalho desenvolvido por Cláudia Melo tem tido um impacto significativo na comunidade clínica e na população em geral, nomeadamente através do desenvolvimento de várias ferramentas para informar e apoiar esta decisão para profissionais de saúde e doentes, da participação em cursos de formação para profissionais de saúde e na conceção de uma proposta de linhas orientadoras para a otimização dos cuidados a estes doentes.


Para obter mais informação sobre o trabalho de investigação desenvolvido por Cláudia Melo, consulte o website da Linha de Investigação Relações, Desenvolvimento & Saúde http://fpce.uc.pt/saude, ou contacte a investigadora através do endereço de email claudiasmelosilva@gmail.com