a carregar...

FPCEUC

Cursos

Psicologia da Educação (com curso)

Candidaturas NÃO OFERECIDO ESTE ANO
Coordenador Prof Doutor Joaquim Pires Valentim
Vagas 
Duração3 anos
Propina anual
 
Informações

Serviços Académicos FPCE – 3º Ciclo

Email: dout-fpce@fpce.uc.pt

Telef.: 239 851465

Apresentação

3º ciclo de estudos justifica-se como forma de dar continuidade ao ciclo de estudos integrado em Psicologia (Mestrado Integrado), concluindo, deste modo, a formação superior especializada. Permite também a criação de contextos e de redes de investigação consistentes, contribuindo para a promoção de programas de excelência e cooperação internacional e fomentando o prosseguimento da atividade científica, por exemplo, pós-doutoramentos. Este Doutoramento tem os seguintes objetivos principais: proporcionar aos estudantes uma formação/investigação especializada em diferentes áreas da Psicologia, fomentar as suas competências de investigação e a sua integração em redes nacionais e internacionais, promover emprego científico e reforçar as ligações com os contextos empresarial, social e de trabalho, promover o progresso científico e tecnológico da própria Instituição, sedimentando os projetos em curso nas suas Unidades de Investigação e desenvolvendo novas investigações, adequadas às necessidades da própria comunidade.

Estrutura curricular

O ciclo de estudos corresponde a 180 ECTS e tem uma duração mínima de três anos e máxima de cinco anos.

A parte curricular corresponde a 60 ECTS, designada por Curso de Estudos Avançados, e a elaboração da tese corresponde a 120 ECTS.

Pela aprovação na parte curricular do ciclo de estudos com curso será atribuído um Curso de Estudos Avançados no domínio científico, área de especialidade e temática do curso.

Plano Curricular

Especialidade em Psicologia da Educação

Habilitações de acesso

1 – Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:

a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;

b) Os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FPCE-UC;

c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FPCE-UC.

2 – O reconhecimento referido nas alíneas b) e c) do número anterior apenas permite o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, não conferindo, ao seu titular, a equivalência ao grau de licenciado ou mestre pela UC, ou ao seu reconhecimento.

Candidatura

A formalização da candidatura é feita conforme as indicações fornecidas em http://www.uc.pt/candidatos/escola_3

Pela candidatura é devido o pagamento de uma taxa no valor de € 50,00. A forma de pagamento será divulgada ao candidato aquando da formalização da candidatura.

Orientação da dissertação

 – No ciclo de estudos com curso, a designação do(s) orientador(es) da dissertação far-se-á conforme previsto no Regulamento dos Doutoramentos da FPCE

Matrícula e Inscrições

Depois de seriado, o aluno deve proceder à matrícula no curso de Doutoramento.

A matrícula é feita on line. Encontra informações em http://www.uc.pt/candidatos/matriculas

Pela inscrição no curso é devido o pagamento de uma taxa de € 20,00. A forma de pagamento será divulgada ao candidato aquando da formalização da inscrição.

Os estudantes de doutoramento renovam anualmente a inscrição no ciclo de estudos de doutoramento.

- A falta de inscrição anual impede o aluno de prosseguir os estudos de doutoramento.

Registo do tema da tese

– O registo do tema da dissertação deve ser feito, pelo doutorando, junto dos Serviços Académicos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, nos 30 dias após a aceitação do projeto de dissertação (modelo aqui)

Mais Informações

Outras informações de carácter administrativo

Regulamentos dos Doutoramentos da FPCEUC

Regulamento Académico da UC