a carregar...

FPCEUC

Estudantes

Unir-Causas

Unir Causas
Grupo de Voluntariado da FPCE-UC Unir-Causas


O Grupo de Voluntariado Unir Causas foi criado em 2007 e integra 17 estudantes voluntários. Presentemente tem orientado a sua intervenção para o domínio da terceira idade, estando em desenvolvimento o Projecto ACTIV-Idades, consubstanciado no apoio a três instituições (Unidade de Saúde da Associação Fernão Mendes Pinto; Casa de Repouso de Coimbra e Ateneu de Coimbra). Os objectivos básicos de tal projecto são: contribuir para a reconstituição de laços sociais e para a promoção da população idosa, por via do desenvolvimento de estratégias de acompanhamento psicossocial, participação e neutralização de processos de invisibilidade e de isolamento social e institucional, bem como contribuir para um conhecimento mais concreto e uma compreensão aprofundada das situações de isolamento social de idosos na cidade de Coimbra (freguesia da Sé Nova).

O Grupo assegura, por via da coordenação de docentes e discentes, uma supervisão periódica do trabalho desenvolvido, bem como Cursos de Preparação para o Voluntariado com uma periodicidade bi-anual.

No sentido de alargar o seu campo de actuação e evitar a duplicação, na Faculdade, de actividades de voluntariado aberto à comunidade, o Unir Causas estabeleceu recentemente (2010) um Acordo de Cooperação com o Pelouro de Intervenção Cívica e Ambiental do NEPCE/AAC, comprometendo-se a assegurar a supervisão e formação dos voluntários que se inscrevem no respectivo Banco de Voluntariado do organismo supramencionado, Sorriso Aberto.