a carregar...

FPCEUC

Estudantes

Estudos do 2º Ciclo (Mestrados)

Há vagas para contingentes especiais de candidatos?

O Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional prevê vagas especiais para candidatos vindos dos países da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa). No caso dos restantes cursos, os candidatos serão seleccionados dentro das vagas totais previstas na abertura do curso

Quando começam as aulas?

As aulas têm início em Setembro, coincidindo com o calendário escolar estabelecido pela Universidade de Coimbra

Posso frequentar o curso sem ir às aulas?

Presentemente a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação não oferece a modalidade de ensino à distância pelo que a frequência das aulas é obrigatória.
Os alunos deverão estar presentes a, pelo menos, 75% das aulas.

Posso pedir o estatuto de trabalhador-estudante?

Sim. É possível obter o estatuto de trabalhador-estudante o que lhe permite, entre outros aspectos, uma maior flexibilidade no número de aulas a que deve assistir (por favor consulte mais informações na nossa página)

Como sei se fui admitido no curso?

Depois de aprovada pelo Conselho Científico, a lista seriada dos candidatos é afixada na Faculdade e divulgada na página da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Onde e quando é feita a matrícula?

Presentemente, a matrícula é feita mediante convocatória individual enviada pelos Serviços Académicos da Universidade de Coimbra e pressupõe a entrega dos seguintes elementos:

  • Fotografia;
  • Boletim de Vacinas com a vacina anti-tétano actualizada
  • Fotocópia de Bilhete de Identidade / Passaporte
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
  • Impresso e selos de taxa de matrícula adquiridos na Sociedade Filantrópico-Académica
Rua Dr. Guilherme Moreira, 14Apartado 30183001 - 401 Coimbra - Portugal
Posso pedir equivalência da formação que fiz anteriormente?

Eventuais pedido de creditação de unidades curriculares, feitas noutros cursos de formação pós-graduada, deve ser formalizada até 15 dias após a matrícula e nunca após 30 de Novembro

Estes cursos dão habilitação para a docência no Ensino Básico e Secundário?

À excepção do curso de Mestrado em Ensino de Educação visual e Tecnológica no Ensino Básico e do curso de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, os restantes cursos de Mestrado não dão habilitação à formação Inicial para Professores do Ensino Básico e Secundário.

Posso desistir?

A desistência da candidatura pode ser feita até ao acto da matrícula e deve ser formalizada por escrito no serviço respectivo.
Da desistência não resulta a devolução da taxa de candidatura.
Depois de efectuar a matrícula o aluno pode desistir do curso, sem prejuízo do pagamento das propinas devidas até ao abandono, se formalizar essa desistência até final do mês de Dezembro seguinte ao acto da matrícula.

Posso pedir alojamento nas residências de estudantes?

Os alunos dos cursos de pós-graduação (Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento) têm direito a usufruir do equipamento social da Universidade de Coimbra. No entanto a nossa Universidade não dispõe de alojamentos que possa facultar a alunos de outros graus para além da licenciatura.

A Faculdade tem bolsas de estudo para Mestrado?

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra não oferece bolsas a alunos pós-graduados.
Os interessados poderão, no entanto, consultar a página sobre bolsas: