a carregar...

FPCEUC

Estudantes

Guia de procedimentos - Siga-nos!

OUTRAS INFORMAÇÕES PARA ESTUDANTES INCOMING

Caro/a estudante, bem-vindo/a à nossa Faculdade !

Desejamos-lhe uma boa estada entre nós!


Damos-lhe agora algumas informações relevantes e indicamos procedimentos que devem ser cumpridos quando chegar à nossa Universidade / Faculdade:

 A - Ao chegar deve dirigir-se à Divisão de Relações Internacionais - Casa da Lusofonia, onde vai receber informações importantes de natureza prática.

  B -Visite o site da nossa Faculdade para verificar se o seu Plano de Estudos inicial ainda é possível. Consulte aqui os horários.

 C - Se for necessário, o Coordenador Departamental pode ajudá-lo a decidir as alterações que necessita de fazer;

  D - Depois de decidir o seu plano definitivo:

. verifique quais os impressos necessários (na Universidade de Coimbra e na sua universidade de origem) para efetivar as alterações ;

. preencha esses formulários;

. recolha a assinatura do Coordenador Departamental (FPCE-UC);

. envie para a sua universidade de origem os documentos de alteração para recolher a assinatura do Coordenador da sua universidade;

. envie para a FPCE os documentos de alteração já assinados pela sua universidade

 E - Cada estudante receberá informação sobre como ativar uma nova conta de e-mail que lhe dará acesso à plataforma Inforestudante.

 F - Inforestudante - É a plataforma informática da UC onde receberá toda a informação relevante relacionada com os seus assuntos académicos e administrativos: notificações, programas das disciplinas, notas, etc. É também aqui que deverá registar-se nas turmas práticas e nos exames. Deve estar atento às informações aí contidas.

TOME NOTA !

 . PRAZO PARA ALTERAÇÕES AO PLANO DE ESTUDOSAté um mês após da data da sua chegada à Universidade de Coimbra

- Os estudantes devem assegurar-se de que quaisquer alterações ao Plano de Estudos original são aprovadas pela sua universidade de origem e a Universidade de Coimbra.

. AS AULAS SÃO MINISTRADAS EM PORTUGUÊS - No entanto, os alunos com dificuldades na nossa língua podem ter acesso a bibliografia científica em Inglês, uma vez que grande parte, daquela indicada pelos docentes, está disponível nesta língua. Além disso, a maioria dos nossos professores disponibiliza-se para um acompanhamento mais personalizados destes estudantes.

Se um aluno sentir grandes dificuldades com o Português, na primeira aula de cada unidade curricular que vai frequentar, deverá falar com o Docente, explicar que é estudante ERASMUS / mobilidade e combinar com ele se é possível ser avaliado noutro idioma.

. Cursos de Língua Portuguesa - A Universidade de Coimbra oferece cursos de Língua Portuguesa, grátis para estudantes ERASMUS, durante cada semestre. Se deseja participar num desses cursos, deve candidatar-se na Faculdade de Letras.

. INSCRIÇÃO NAS TURMAS PRÁTICAS:

- Se as unidades curriculares tiverem turmas práticas associadas, o aluno tem de registar-se numa delas.

- Esse registo é feito no Inforestudante, dentro do prazo previsto para tal.

. Este prazo ser-lhe-á comunicado por e-mail, através do Inforestudante (em Setembro para o 1 º semestre e em Fevereiro para o 2 º semestre) .

. Normalmente, este período de inscrições dura apenas um dia.

. Ultrapassado este período, o aluno fica sujeito às vagas excedentes e terá de contactar as Relações Internacionais - SA FPCE para efetuar esse registo.

 AVALIAÇÃO:

- No início de cada semestre, o aluno tem de escolher entre uma Avaliação Final ou Contínua e tem comunicar a sua escolha ao Professor de cada unidade curricular em que está inscrito através deste formulário.

. Avaliação Contínua - A avaliação é feita ao longo do período letivo, de acordo com informações dadas pelos Docentes.

Avaliação Final - O aluno faz um único exame (Época Normal ou Época de Recurso) no final do semestre.
As informações sobre o Calendário de Exames estão disponíveis em Informações Académicas

. Cada aluno tem 2 oportunidades para ser aprovado numa unidade curricular:

A: Avaliação Contínua ou Exame Final

B: Exame de Recurso (oportunidade oferecida no caso de o aluno reprovar na primeira possibilidade (A) ou desejar melhorar a avaliação obtida. Esta época pode, também ser usada em alternativa às anteriores. Neste caso o aluno só usufrui de um período de avaliação).

- A inscrição nos exames é obrigatória e é realizada no Inforestudante .

- É da responsabilidade de cada aluno fazer esse procedimento em tempo: Até 4 dias úteis antes do dia do exame .

- Os estudantes podem tentar melhorar o resultado da avaliação durante a Época de Recurso.

- Os exames realizados em Época Especial são oferecidos a alunos em situações particulares (dirigentes associativos, atletas de alta competição, etc.) e não são destinados a alunos de mobilidade Incoming.

ANTES DE PARTIR!

Por favor, verifique junto do Gabinete de Relações Internacionais da Faculdade se o seu processo está completo (alterações ao plano de estudo inicial, todas as assinaturas, etc).

Não se esqueça de ir à Casa da Lusofonia para levar os documentos finais (Documento de Partida).

REGISTO DE NOTAS:

- Na devida altura, a DRI enviará, por email, as suas classificações para sua Universidade de origem.

- Se a sua universidade precisa do registo das suas notas em papel, deve solicitar esse envio diretamente à DRI, através do e-mail : dri_incoming@uc.pt

Ajude-nos a melhorar as informações aqui dadas. Agradecemos as suas sugestões! Contacte-nos em ri-fpce@fpce.uc.pt

Obrigada!