a carregar...

FPCEUC

Faculdade

Nota Histórica

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação é uma das mais recentes unidades orgânicas da Universidade de Coimbra, uma Universidade com mais de 700 anos de História (a mais antiga Universidade portuguesa e a quinta Universidade europeia por ordem de criação) e recentemente reconhecida pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade (http://worldheritage.uc.pt/pt).

As origens históricas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação datam de 1911/12, quando, no âmbito do Curso de Filosofia da Faculdade de Letras e do Curso de Habilitação ao Magistério Primário começou a ensinar-se pela primeira vez, na Universidade de Coimbra, a Pedagogia e a História da Pedagogia.

No ano letivo de 1976/77 começou a funcionar, pela primeira vez em Coimbra, o Curso Superior de Psicologia, tendo como sede provisória a Faculdade de Letras. Pelo Decreto-Lei nº529/80, de 5 de novembro, passa a designar-se Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Claustro da FPCEUCClaustro da FPCEUCClaustro da FPCEUC
Edificio 1 - Colégio de Santo Agostinho

Em Outubro de 1985, a Faculdade transitou para as atuais instalações, na Rua do Colégio Novo, exercendo, na atualidade, as suas atividades pedagógicas e científicas, em três edifícios: Edíficio 1 (Rua do Colégio Novo), onde se situam os diversos serviços da Faculdade, Edifício 2 (Pólo I, Junto ao Largo Dom Dinis) onde se enquadram as diversas unidades e estruturas de investigação e o Palácio Sacadura Botte, destinado sobretudo à lecionação de ensino pós graduado e à realização de encontros científicos. 

Edificio do Polo 2Edificio do Polo 2Palacete Sacadura Bote, na Rua dos Coutinhos
Edificio 2 -
Pólo I, Junto ao Largo Dom Dinis
Edificio 3 -
Edificio da rua dos Coutinhos

Atualmente a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação ministra o Mestrado Integrado em Psicologia, dois Cursos de Licenciatura (Ciências da Educação desde 1990 e Serviço Social desde 2005), bem como, mestrados, doutoramentos e pós-graduações nas três áreas científicas que enquadra.

No domínio da internacionalização a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação tem acordos de mobilidade com diversas universidades e instituições internacionais de ensino superior de prestígio e oferece um Mestrado Europeu apoiado pelo Programa Erasmus Mundus.