a carregar...

FPCEUC

Faculdade

Mário Manuel Rodrigues Simões

Professor Catedrático
Mário Manuel Rodrigues Simões
Contatos
Gabinete
simoesmr@fpce.uc.pt2º Piso - Gabinete 5.18 Ext. 332
Nota Biográfica / Biographical Overview

Psicólogo, doutorado em Psicologia, especialidade em Avaliação Psicológica. Professor catedrático na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC). Diretor do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria. Responsável por Unidades Curriculares de Avaliação Neuropsicológica; Avaliação Psicológica; Instrumentos de Avaliação e Relatórios Psicológicos no Programa de Doutoramento em Neuropsicologia e no Mestrado Integrado em Psicologia da FPCE-UC.

É Investigador Responsável por projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Fundação Calouste Gulbenkian no domínio do desenvolvimento, adaptação e validação de instrumentos de avaliação (neuro)psicológica para a população portuguesa (p. ex., Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças [WISC-III]; Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra [BANC, em fase de edição pela CEGOC]; Instrumentos de avaliação funcional, rastreio do funcionamento cognitivo e emocional e da qualidade de vida de adultos idosos).

É um dos editores da Série: Instrumentos e contextos de avaliação psicológica (Almedina Edições).

Autor de publicações nacionais e internacionais nos domínios da adaptação, validação ou normalização de testes de avaliação (neuro)psicológica para a população portuguesa e dos relatórios psicológicos. Desde 2000 que é responsável por processos de avaliação neuropsicológica que incluem a elaboração de relatórios solicitados por Tribunais ao Serviço de Avaliação Psicológica da FPCE-UC.

Interesses de Investigação / Research Interests
Avaliação Psicológica. Avaliação Neuropsicológica. Adaptação e aferição de instrumentos de avaliação neuropsicológica para a população portuguesa - crianças, adolescentes, adultos e idosos. Instrumentos de rastreio cognitivo e emocional. Simulação e Esforço insuficiente em contextos clínicos e forenses. Relatórios Psicológicos.
Curiculum Vitae