FPCEUC

Noticias

Prémio CEGOC 2015 atribuído a investigadores do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria da FPCE-UC

Publication date: 22-12-2015 14:24

PRÉMIO CEGOC 2015 ATRIBUÍDO A INVESTIGADORES DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

O PRÉMIO CEGOC 2015 foi atribuído ao trabalho intitulado “TeLPI – Teste de Leitura de Palavras Irregulares” da autoria de Lara Alves, Mário R. Simões (Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria, CINEICC, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) e Cristina Martins (Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria; Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra).

O PRÉMIO CEGOC é atribuído anualmente e tem como objetivo distinguir a investigação no domínio dos testes e de outros instrumentos de avaliação psicológica e premiar trabalhos centrados em instrumentos de avaliação originais, em língua Portuguesa.

O TeLPI foi desenvolvido para avaliar a Inteligência Pré-Mórbida (IPM) em indivíduos entre os 25 e os 90 anos, cuja língua materna seja o português europeu. A estimação da inteligência pré-mórbida baseada na capacidade/competência de leitura, funda-se em dados de natureza clínica que apontam para a relativa estabilidade desta capacidade na população sem problemas de natureza cognitiva e para a sua maior preservação e resistência ao dano cognitivo, em grupos clínicos incluindo perturbações neurodegenerativas como a demência, o traumatismo craniano ou perturbações psiquiátricas/psicopatológicas. A informação que este teste proporciona é considerada crucial para a determinação da presença, do grau e do curso de um possível declínio cognitivo em qualquer contexto de avaliação neuropsicológica. Esta avaliação pressupõe a existência de informação relativa ao nível de funcionamento anterior, denominado Inteligência Pré-Mórbida, relativamente ao qual os resultados da avaliação do funcionamento atual da pessoa possam ser comparados e mensurados de um modo válido. A importância deste tipo de dados está bem documentada em Directrizes relativas à prática da avaliação neuropsicológica.

O TelPI dispõe de dados normativos representativos para a população portuguesa e estudos que evidenciam a validade dos resultados neste instrumento de avaliação considerando quer as pontuações obtidas em testes de exame da inteligência (WAIS-III) e do funcionamento cognitivo (MoCA, MMSE), quer os desempenhos de pessoas com diagnóstico de Défice Cognitivo Ligeiro e Doença de Alzheimer. Estão previstos, ou já a ser implementados, estudos com outros grupos clínicos, nomeadamente, Epilepsia, Traumatismos Crânio-Encefálicos, Esquizofrenia.

Referências bibliográficas/Trabalhos publicados

Alves, L., Martins, C., Freitas, S., & Simões, M. R., (em preparação). The Irregular Word Reading Test (TeLPI): Normative study for the Portuguese population.

Alves, L., Simões, M.R., & Martins, C. (2015). Teste de Leitura de Palavras Irregulares (TeLPI). In Mário R. Simões, Isabel Santana e Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demência (Eds.), Escalas e Testes na Demência (3ª. edição; pp. 50-55). Lisboa: Novartis.

Alves, L., Simões, M. R., & Martins, C. (2014). Metodologias de estimação da Inteligência Pré-Mórbida na identificação do declínio cognitivo. Avaliação Psicológica, 13(1), 37-46.

Alves, L., Simões, M. R., Martins, C., Freitas, S., & Santana, I. (2013). TeLPI Performance in subjects with Mild Cognitive Impairment and Alzheimer`s Disease: A validation study. Alzheimer Disease and Associated Disorders, 27(4), 324–329.

Alves, L., Simões, M. R., Martins, C., Freitas, S., & Santana, I. (2013). Premorbid IQ influence on screening tests' scores in healthy and cognitive impairment patients. Journal of Geriatric Psychiatry and Neurology, 26(2), 117-126.

Alves, L., Freitas, S., Santana, I., & Simões, M.R. (2013). O TeLPI e o seu papel na identificação do declínio cognitivo. Revista E-Psi, 3(1), 25-47.

Alves, L., Simões, M. R., & Martins, C. (2012). The Estimation of Premorbid Intelligence Levels among Portuguese Speakers: The Irregular Word Reading Test (TeLPI). Archives of Clinical Neuropsychology, 27(1), 58-68.

Alves, L., Martins, C., & Simões, M. R. (2010). Avaliação da Inteligência Pré-Mórbida: Desenvolvimento da versão experimental do Teste de Leitura de Palavras Irregulares (TeLPI) para a População Portuguesa. Psychologica, 52(3), 295-311.

Tese de Doutoramento

Lara Alexandra Ramos Alves. Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/37748/2007/Psicologia). Estudante de Doutoramento em Psicologia (especialidade em Neuropsicologia). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Título: Estimação da inteligência pré-mórbida: Construção, validação clínica e normalização do Teste de Leitura de Palavras Irregulares (TeLPI). Orientadores: Mário R. Simões (FPCE-UC) & Cristina P. Martins (FL-UC). Tese de doutoramento defendida e aprovada com distinção e louvor por unanimidade, em 14 de Março 2013.