FPCEUC

Escolas Compassivas

Publication date: 26-09-2017 13:56

Uma intervenção psicológica focada na compaixão para a promoção do bem-estar e saúde mental de professores e alunos em Portugal e no Reino Unido

Investigadoras do CINEICC estão a desenvolver um projeto de investigação que decorre em colaboração com a Universidade de Derby no Reino Unido e conta com o financiamento privado da Compassionate Mind Foundation (Reino Unido).

Este projeto pretende testar a eficácia de uma intervenção psicológica focada na compaixão na promoção do bem-estar psicológico e saúde mental de professores e alunos do ensino básico e secundário, em escolas da zona centro-norte do nosso país.

Prevê-se, futuramente, a sua disseminação no tecido escolar nacional e internacional contribuindo para a melhoria da saúde mental e do bem-estar dos professores e dos alunos, podendo vir a ter um potencial impacto no clima relacional e organizacional das escolas, no sucesso académico dos alunos, e indiretamente, no desenvolvimento social e económico.

Integram a equipa de investigação, Marcela Matos, Isabel Albuquerque, Margarida Pedroso de Lima, Marina Cunha e Joana Duarte.

CINNEIC