FPCEUC

Noticias

Já está disponível o livro: Avaliação familiar. Vulnerabilidade, stress e adaptação, volume II, coordenação de Ana Paula Relvas e Sofia Major

Publication date: 03-04-2017 14:54

Esta é uma obra coletiva que reúne contributos de vários docentes, investigadores e estudantes (mestrado e doutoramento) que, de uma forma ou de outra, estão ou estiveram ligados à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Este segundo volume completa a coletânea sobre avaliação familiar, que decorre dos trabalhos de investigação do Grupo de Avaliação e Investigação sobre a Família (GAIF; http://www.uc.pt/fpce/avaliacaofamiliar/ID)

Sinopse: No seguimento do Volume I, e com o mesmo objetivo em mente, isto é, dar um contributo para ultrapassar a escassez de instrumentos de avaliação psicológica em Portugal direcionados para a Família, são apresentados oito instrumentos que permitem avaliar a resiliência e processos adaptativos familiares, face a condições de stress emergentes quer em situações de crise normativas quer inesperadas. Algumas medidas das respostas particulares do sistema familiar em situações específicas de doença, tanto pediátrica como do adulto, completam os conteúdos deste livro. Tal como no Volume I, todos os capítulos seguem uma estrutura comum, definida na ótica do utilizador, e estruturada de forma a, por um lado, seguir uma lógica conceptual associada aos movimentos relacionais da família, considerando o todo (foco grupal) e a parte (foco individual); por outro lado, a estrutura (constante) por capítulo foi ponderada no sentido de permitir uma visão completa e fundamentada de cada instrumento, de modo a que possam ser utilizados rigorosamente por investigadores da família provenientes de diversas áreas disciplinares que assim os poderão cruzar com os seus instrumentos específicos. Renovamos a expectativa desta obra se revelar útil para o leitor e para o desenvolvimento rigoroso do conhecimento na área dos estudos sobre a Família.