FPCEUC

Publication date: 21-05-2018 13:47

Url: http://www.uc.pt/fpce/CPSC/FnG/Av.Neuropsic.pdf

Apresentação

A prática clínica baseada ou fundamentada em informação teórica e empírica resulta na promoção de cuidados de saúde específicos e direcionados para as necessidades de cada cliente. A avaliação neuropsicológica é, neste contexto, fundamental, permitindo o delineamento do perfil de funcionamento, a elaboração de/contributos para um diagnóstico, a concetualização/formulação de caso e planeamento da intervenção, bem como a monitorização da intervenção e avaliação dos resultados da mesma (Husley & Mash, 2010).
Os adultos idosos têm vindo a constituir-se como um relevante grupo-alvo das práticas psicológicas. É importante compreender as especificidades, dificuldades e/ou exigências do processo de avaliação de adultos idosos. É, assim, neste grupo populacional que se vai centrar esta formação.

Objetivo da formação

• Avaliação Neuropsicológica: fundamentos/princípios/pressupostos; definições e características principais; objetivos e finalidades.
• Caracterização geral e especificidades da Avaliação Neuropsicológica no âmbito da Psicogerontologia:
a) matriz multidimensional e integrativa de avaliação neuropsicológica (processo e procedimentos de avaliação);
b) principais objetivos [a salientar a questão do diagnóstico, do diagnóstico diferencial, do prognóstico e do planeamento e avaliação da intervenção (ex. breve referência aos aspetos de reabilitação/reabilitação cognitiva)];
c) variáveis confundentes/fatores que podem influenciar o desempenho nos testes (mudanças sensoriais e motoras associadas ao envelhecimento; fadiga e motivação; nível de escolaridade; a relação com o avaliador e a influência dos estereótipos associados ao Idoso);
d) principais áreas de avaliação: funcionamento pré- mórbido e funcionamento atual em referência a cognição geral, funções executivas, memória, linguagem, atenção, orientação, funções motoras, funções visuo-espaciais, personalidade e domínio afetivo-emocional, capacidade funcional e qualidade de vida;
e) breve mapeamento de instrumentos de avaliação neuropsicológica para adultos idosos; considerações gerais sobre as características psicométricas dos métodos/instrumentos usados na avaliação de adultos idosos - aspetos gerais e particularidades;
f) como articular e comunicar informação obtida a partir da entrevista (incluindo história pessoal e clínica) e resultados nos testes/instrumentos de avaliação no contexto da elaboração de um relatório neuropsicológico.

mais informação