VERSÃO BETA

Publication date: 05-04-2018 11:57

Inês Trindade

Inês A. Trindade ganhou um dos prémios Student Spotlight da Association for Contextual Behavioural Science, tendo sido recentemente destacada no website desta associação de referência (https://contextualscience.org/news/student_spotlight_award_recipient_in_s_a_trindade_1).

Inês Trindade

Inês A. Trindade é doutoranda da FPCE-UC e membro integrado do grupo Cognitive and Behavioural Processes and Change: Health and Psychopathology in Different Settings do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC). Este prémio é relativo ao seu trabalho como estudante de doutoramento na área da ciência contextual comportamental. Os seus estudos de doutoramento, financiados pela FCT [SFRH-BD-101906-2014], focam-se, de um modo geral, em dois objetivos principais: i) estudo do papel de processos verbais e de regulação emocional, numa perspetiva integradora de terapias de terceira geração (nomeadamente Terapia de Aceitação e Compromisso, Mindfulness, e Terapia Focada na Compaixão), para uma melhor compreensão dos problemas psicológicos e sociais no contexto da doença crónica (nomeadamente doença inflamatória intestinal e cancro da mama); ii) desenvolvimento, aplicação e teste de eficácia de um programa integrador baseado em aceitação, mindfulness e compaixão, especificamente desenvolvido para doentes oncológicos (MIND programme for cancer patients). Desta investigação resultaram dezoito estudos empíricos (treze já publicados em revistas internacionais com fator de impacto e revisão por pares: https://www.researchgate.net/project/Emotion-regulation-and-chronic-illness-The-roles-of-acceptance-mindfulness-and-compassion-in-physical-and-mental-health-PhD-project-funded-by-FCT-SFRH-BD-101906-2014)