FPCEUC

Noticias

Publication date: 11-06-2018 17:04

A apresentação decorrerá no dia 16 de junho, às 17h30, em Castanheira de Pera, com a presença do Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.

O projeto Pinhal de Futuro – Rastreio e acompanhamento psicológico de crianças e adolescentes afetadas pelos incêndios de 2017 é promovido pelo Fundo de Apoio às populações e à revitalização das áreas afetadas pelos incêndios (gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian), e realizado em parceria pela Associação Empresários Pela Inclusão Social (EPIS) e pelo Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Universidade de Coimbra.

Este projeto tem como principais objetivos: 1) rastrear todas as crianças e adolescentes (6-18) de seis dos concelhos afetados pelos incêndios florestais que deflagraram no ano passado na região Centro do país, e avaliar a incidência de perturbações psicológicas decorrentes da exposição direta e indireta a esses incêndios; 2) prestar acompanhamento psicológico especializado e individualizado às crianças/adolescentes sinalizados e que dele necessitarem, bem como promover sessões universais de sensibilização/formação junto de pais e professores nos concelhos afetados.

As conclusões da primeira fase do projeto, que envolve 2557 alunos de 6 concelhos da região Centro (Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Sertã, Pampilhosa da Serra e Góis) serão apresentadas no dia 16 de junho, às 17h30, na Escola Bissaya Barreto, em Castanheira de Pera. Esta iniciativa contará com a presença do Senhor Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.

A equipa do CINEICC neste projeto é coordenada pelo Prof. Daniel Rijo. Fazem ainda parte do projeto a Prof. Cristina Canavarro, a Doutora Joana Pereira, a Doutora Ana Fonseca, a Doutora Helena Moreira e a Doutora Paula Vagos.