FPCE-UC distinguida no 12.º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde

Publication date: 21-02-2018 12:39

Alexandra Martins recebeu o Prémio Investigador de Mérito, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, no 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (Lisboa, janeiro de 2018)

Alexandra Fernandes Rodrigues Simões Martins

A estudante de doutoramento em Psicologia da Saúde na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC), Alexandra Martins, foi galardoada com o Prémio Investigador de Mérito. A distinção teve lugar durante o 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, com o trabalho intitulado “Que fatores psicossociais se associam à realização do teste ao VIH?”, desenvolvido em coautoria com Catarina Chaves, Maria Cristina Canavarro e Marco Pereira.

Alexandra Martins é membro da equipa de investigadores do Grupo de Investigação Relações, Desenvolvimento & Saúde (RD&S) do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC). Este trabalho decorre no âmbito do seu projeto de doutoramento, financiado por uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), sob orientação do Doutor Marco Pereira (FPCE-UC) e da Professora Doutora Maria Cristina Canavarro (FPCE-UC).

O objetivo deste trabalho foi analisar as diferenças entre os indivíduos que alguma vez realizaram o teste ao VIH e os que nunca o realizaram relativamente aos fatores psicossociais (perceção de risco da infeção VIH; conhecimento sobre VIH/Sida; estigma e discriminação em relação ao VIH/Sida; vinculação ao parceiro romântico; tolerância à angústia) bem como identificar os fatores psicossociais que se associam à decisão de realização do teste de rastreio ao VIH em adultos, em Portugal.