Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

2004, EXTRA-SÉRIE (Número de Homenagem Prof. Doutor MANUEL VIEGAS ABREU)

Nota de Abertura dos Editores

MANUEL VIEGAS ABREU: Perfil científico e profissional de um Professor

Professor Doutor Manuel Viegas Abreu: Uma obra, um perfil
Maria das Dores Formosinho

Lista Completa das obras publicadas

Psicologia Geral, Teórica e Experimental

Nature humaine et personne singulière : L’Éternel debát de la psychologie
Marc Richelle

Claparède and applied psychology
Helio Carpinteiro

Nuttin, Fraisse e a Psicologia em Portugal
J. Ferreira Marques

O efeito von Restorff: Determinação de um gradiente de generalização positivo
Amâncio da Costa Pinto

Aprendizagem musical e linguagem: A percepção do contorno melódico e da entoação

São Luís Castro, Carlos Marques & Mireille Besson

Psicologia Pedagógica ou da Educação: Ciência Psicológica ou Ciência da Educação?

Nicolau Vasconcelos Raposo

O problema da articulação competência/desempenho nas teorias cognitivas da revolução anafórica: Insuficiências das explicações atencionais e novas perspectivas de investigação
Maria Isabel Ferraz Festas & José Augusto Leitão

Procedimentos de Calibração Intermodal: A comparação de intensidades entre emoções
Armando M. Oliveira, Marta Teixeira, Eduardo R. Santos & Isabel Barahona da Fonseca

Testemunhas oculares: Análise de procedimentos de reconhecimento de suspeitos
Maria Salomé Pinho

SondProc – Uma aplicação informática de sondagem de processos cognitivos (process-tracing) em comportamentos de decisão
J. Miguel Oliveira & Filipe J. Alves

Da vulnerabilidade da Ciência ao domínio triunfante da Psicologia indigente

Pedro Urbano

Psicologia da Motivação e do Desenvolvimento Vocacional

The role of motivation and future time perspective in educational counselling
Willy Lens, Dora Herrera & Marlies Lacante

Orientação Vocacional em Portugal: Temas para reflexão

Helena Rebelo Pinto

Os objectivos dos alunos: Sua relação com emoções e comportamentos em situações stressantes

Mariana Serra de Lemos

Os serviços de desenvolvimento vocacional em Portugal. Algumas notas-estímulo para reflexão
Maria do Céu Taveira

Motivos de vida e projectos de carreira: Uma integração teórica e empírica
Maria Odília Teixeira

Metodologias de avaliação qualitativa em aconselhamento vocacional
Lígia Mexia Leitão

As variáveis familiares do desenvolvimento vocacional: Parentes pobres ou ricos?

Graciete Franco Borges

A dimensão temporal do futuro na elaboração de objectivos pessoais e organização de projectos vocacionais
Maria Paula Paixão

Contributo para uma abordagem cognitivo-motivacional da indecisão vocacional
José Manuel Tomás da Silva

Da implicação (Lógico-Matemática) ou sobre a Motivação (para Aprender)
Maria Jorge Santos Almeida Rama Ferro

Inventários de interesses: Revisão e actualização
José Pacheco Miguel

Psicologia da Aprendizagem, do Ensino e da Formação de Professores

A importância da dimensão relacional na Avaliação Psicológica
Mário R. Simões & Leandro S. Almeida

Formação de professores e efeito Pigmalião
José H. Barros

Será a inteligência académica suficiente para obter sucesso na escola e no quotidiano fora da escola?
Maria Alexandra de Freitas Branco

Programa de formação em gestão do stresse para profissionais de educação e saúde
Saul Neves de Jesus

A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação: Contributo para uma reflexão
Cristina Maria Gonçalves Pereira

Esboço de aplicação transdisciplinar de uma unidade didáctica em Filosofia
João Boavida

Adolescência: Concepções dos professores

Maria da Conceição Taborda Simões & Luíza Nobre Lima

Modo(s) de Trabalho Pedagógico: O grau de Transmissividade das Práticas de Formação

Maria da Graça Bidarra

Os principais modelos de avaliação pedagógica adoptados em Portugal
Carlos Barreira

A Sociedade, o Estado e o sistema de Educação e formação numa perspectiva ao longo da vida – algumas notas reflexivas em torno dos conceitos de competências base e de novas competências

José Manuel Portocarrero Canavarro

Estilos cognitivos: Uma reflexão centrada na dependência/independência de campo
José Joaquim Marques da Costa

Aprender a pensar como professor pelo estudo e escrita de casos

Maria Teresa Ribeiro Pessoa Jorge Mendes

Reflectindo acerca dos modelos da cognição: Uma primeira aproximação
Ana Cristina Ferreira de Almeida

Éduquer et former pour la créativité au XXIè siècle: L’importance de la perspective diachronique
Maria da Luz Vale Dias

O professor enquanto facilitador da aprendizagem

Albertina Lima Oliveira

Psicologia Social e Organizacional

Motivações da migração
Feliz Neto

O Indivíduo e a Organização: Perspectivas de desenvolvimento
Maria Eduarda Duarte

Da indisciplina à educabilidade
Álvaro Miranda Santos

Sexualidade e Psicologia Social
Valentim Rodrigues Alferes

Procedimento HOMALS: Instrumentalidade em estudos nas Ciências Sociais e Humanas. Um exemplo ilustrativo
Ana Paula Couceiro Figueira

Eficácia grupal: Análise e discussão de um modelo multidimensional
Paulo Renato Lourenço, José Miguez, A. Duarte Gomes & Carla Carvalho

Tendências no estudo empírico das características dos homens e das mulheres: Masculinidade, feminilidade e androginia
Cristina Maria Coimbra Vieira

Os encontros do desencontro: curta homenagem a Manuel Viegas Abreu
L. Joyce-Moniz