a carregar...

DITS

Perfil do Estudante Empreendedor

Conclusões



A nível global, 47% dos estudantes desejam vir a trabalhar por conta própria e tem como motivação principal a “realização pessoal” (59%), e 3% têm um perfil empreendedor.
A “incerteza de rendimentos” (62%) e a “conjuntura económica atual” (61%) são os dois maiores receios apontados pelos estudantes na criação da própria empresa.

O Perfil do Estudante Empreendedor (PEE) traçado neste estudo é maioritariamente do género masculino (69%) e com mais de 26 anos (63%). O estudante com perfil empreendedor tem tendência a trabalhar nas férias de verão, praticar uma atividade cultural e/ou fazer parte de órgãos de gestão associativos e tende a possuir uma rede social mais rica em empresários, nomeadamente amigos empresários e/ou pais empresários.

De uma maneira geral o estudo demonstra que a maioria dos estudantes parece estar sensibilizada para a importância do Empreendedorismo e Inovação como gerador de desenvolvimento social e económico, para a necessidade de fomentar uma atitude pró-ativa e apresenta um conhecimento moderado das iniciativas de estímulo ao Empreendedorismo desenvolvidas pelas instituições de ensino superior que frequentam.