a carregar...

DITS

Perfil do Estudante Empreendedor

Metodologia



A metodologia adotada para a elaboração do trabalho teve como principal matriz obter o máximo de informação a um menor custo possível. Neste sentido, optou-se por fazer a recolha de dados através de questionário por via eletrónica, constituído por 25 perguntas. Nove questões de caracterização da amostra e 16 sobre a temática do inquérito.


O questionário foi divulgado no dia 5 de julho de 2012 nos Institutos Politécnicos e 13 de julho na Universidade de Coimbra, e esteve a decorrer em permanência até dia 18 de Agosto de 2012.


A gestão de respostas foi efetuada através da plataforma Google docs e posteriormente exportados os dados para realização de tratamento estatístico em SPSS® Statistics, utilizando as seguintes ferramentas estatísticas:

  • Análise descritiva dos valores absolutos e percentuais obtidos;
  • Análise de Variância, para a identificação de variações de perceção. O teste de t (Independent t-Test), e análise ANOVA simples (Oneway-Anova) para avaliar os efeitos da variável dependente sobre as variáveis independentes, indicando se os diferentes grupos diferem significativamente entre si com base nas suas médias.

A população deste estudo é composta por todos os alunos matriculados na Universidade de Coimbra, no Instituto Politécnico de Coimbra e no Instituto Politécnico de Leiria que se estima em 47603 alunos.


Tendo obtido 1764 respostas ao questionário, a amostra representa 3,7% da população, o que permite fixar o grau de erro da amostra em 2,29% para um nível de confiança de 95%. Parâmetros calculados através da seguinte fórmula:

Equação
(n – amostra, N – população, Z - variável normal padronizada associada ao nível de confiança, p - verdadeira probabilidade do evento, e – erro da amostra).