a carregar...

DITS

Divisão de Inovação e Transferências do Saber

Programa BoosterWE



Imagem 2016 1

 O que é o Programa BoosterWE?

BoosteWE apoia empreendedores e empreendedoras provenientes das universidades da América Latina, Espanha e Portugal para poderem colocar em marcha iniciativas empresariais inovadoras. O programa oferece experiência e aprendizagem prática em gestão de negócios através de estágios em pequenas e médias empresas consolidadas e que operam noutro país em setores complementares aos projetos dos empreendedores. Esses estágios terão uma duração entre 6 e 12 semanas. Os beneficiários/as do BoosterWE contarão com uma bolsa para auxiliar no pagamento das despesas de viagem e alojamento no país de destino, bem como com orientação personalizada para os seus projetos ou empresas recentemente constituídas. O objetivo principal do BoosterWE é a dinamização do empreendedorismo universitário na região ibero-americana, favorecendo a criação de empresas fortemente inovadoras, e estimulando a incorporação do talento feminino no quadro do empreendedorismo universitário de base científica e tecnológica.


Como funciona?

Esta edição 2016-2017 o BoosterWE disponibiliza 112 vagas no total: 4 por cada uma das 28 universidades que integram a RedEmprendia.

Cada vaga no programa tem associada uma bolsa que envolve as seguintes despesas:

● 1000 euros por mês de estágio (3 meses no máximo);

● Seguros de viagem;

● Ajuda para a viagem: até 1000 euros;

● Ajudas de conciliação familiar: 1500 euros (para mulheres com filhos menores de 4 anos, no valor de 500 euros por mês de estágio). 


Quem é o promotor?

A RedEmprendia é uma rede de universidades, que conta com o apoio do Banco Santander, e que promove a inovação e o empreendedorismo responsáveis. É através do compromisso com o crescimento económico, o respeito pelo meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que a RedEmprendia realiza o seu trabalho, em parceria direta com as suas universidades do espaço ibero-americano.


Quem pode participar?

O candidato deverá mostrar um compromisso real de aprendizagem com a experiência, definindo claramente aquilo que espera aprender na empresa de acolhimento e colocando à disposição da mesma, as suas habilidades e competências por forma a contribuir para o desenvolvimento da sua atividade.

Os aspirantes deverão preencher as seguintes condições mínimas para a inscrição:

  • Ser um empreendedor/a com vontade expressa de criar a sua própria empresa (para tanto, deverá enviar um plano de negócio juntamente com o respetivo pedido);
  • Ter residência permanente em um dos países participantes do programa;
  • Ser maior de idade;
  • Possuir uma formação adequada à implementação do seu projeto empresarial;
  • Ter preparadas as informações requeridas (plano de negócio, CV, motivações e restantes campos a preencher no formulário de pedido) e seguir os modelos existentes para cada um dos documentos a enviar.

Como candidatar-se?

A inscrição no programa será realizada através de formulário on-line no site www.redemprendia.org/boosterwe

Para participar no BoosterWE deverá preencher os seguintes requisitos:

  • Contar com um projeto empresarial ou uma empresa constituída há menos de um ano;
  • Pertencer a uma das 28 universidades da RedEmprendia.

É só seguir os passos:

  1. Registe-se no nosso site através do formulário de registo;
  2. Elabore o seu plano de negócio;
  3. Preencha o formulário de inscrição. Lembre-se que deverá estar registado.

Até quando estão abertas as candidaturas?

A data limite para o envio de propostas é 15 de julho de 2016.


Quando são divulgados os resultados da seleção?

A seleção definitiva dos beneficiários e beneficiárias do programa e respetiva notificação será realizada até 31 de agosto de 2016.

Os estágios poderão ser realizados entre 1 de novembro de 2016 e 30 de maio de 2017. 


Quais os valores suportados pelo programa? 

Cada participante poderá beneficiar de uma bolsa de até 6000 euros para pagar as suas despesas de viagem, alojamento e seguros. O programa disponibiliza, no total, 112 vagas nesta edição.



Guia de Candidatura

Folheto Informativo

Cartaz



Imagem 2016 2