a carregar...

DITS

CEBT Ibérico

Como funciona



Faixa

OPERACIONALIZAÇÃO

O CEBT Ibérico irá operacionalizar-se por via da realização de três ações: Sessões de Sensibilização/Workshops, Sessões de Mentoring e Coaching Sessions.

Serão dinamizadas 7 Sessões de Sensibilização numa lógica de consultoria, visando o acompanhamento de projetos empreendedores e empresariais pelos agentes. Essas sessões irão promover o desenvolvimento adequado dos projetos e o seu ajuste às necessidades de mercado.

As Sessões de Mentoring visam o acompanhamento personalizado do projeto de cada equipa. Estas sessões são realizadas entre cada uma das equipas com um mentor da universidade.

No desenvolvimento da consultadoria avançada haverá ainda lugar para a realização de sessões com mentores empresariais e empreendedores de várias áreas de negócio, os quais irão possibilitar a transmissão de experiências e conhecimentos.

Será igualmente promovida a submissão de deliverables tipo, em conformidade com o algoritmo das etapas da construção do perfil empreendedor e do desenvolvimento da ideia de negócio em função das necessidades específicas de cada projeto.



OBJETIVOS

Os parceiros do INESPO pretendem, com a dinamização desta ação inverter a lógica de “formação apoiada” para “consultoria avançada”, em criação de valor e empresas de base tecnológica, fazendo uso da alargada experiência dos especialistas, acompanhando e motivando por intermédio de uma estreita relação de proximidade, as equipas que se candidatem ao programa.

É propósito do CEBT Ibérico criar uma metodologia de aconselhamento e consultoria especializada, originando um modelo de serviço de apoio à constituição de Empresas de Base Tecnológica.

Assim, espera-se com esta iniciativa alavancar o número de empresas criadas, permitindo que os participantes possam explorar ideias e projetos provenientes dos laboratórios e unidades de investigação das Universidades parceiras, nas quais será avaliado o potencial comercial e a sua eventual materialização, através da criação de Empresas de Base Tecnológica.



DURAÇÃO

O CEBT Ibérico tem a duração aproximada de 08 semanas (mais de 60 horas), distribuídas por 6h semanais de Sessões de Sensibilização/Workshops e Mentoring, conforme o caso, e 2h semanais de Coaching. Irão também ser realizadas 2 sessões conjuntas de apresentação e avaliação do programa CEBT Ibérico, a saber: Sessão Inicial e Sessão Final. Estas sessões serão realizadas nas Instalações das entidades parceiras, conforme planificação.



 AVALIAÇÃO

Aproveitando a massa crítica gerada pela conjugação de participantes, peritos externos e demais especialistas, serão realizadas duas sessões de apreciação da evolução do projeto, nas quais as equipas terão de proceder a uma apresentação ao estilo “elevator pitch”, com recurso aos meios que entenderem mais adequados, sendo a única limitação o tempo disponível.

Cada grupo será avaliado por um painel de convidados, dos quais se esperam comentários assertivos para o estímulo ao aperfeiçoamento da ideia/conceito de negócio.

Os participantes que não tiverem frequência superior a 75% (máximo de 3 faltas) não receberão certificados de conclusão da iniciativa. A ausência na Sessão Intermédia e/ou na Sessão Final implica em reprovação imediata, caso não seja devidamente justificada. Em caso de faltas justificadas, os participantes deverão apresentar comprovativos.



SELEÇÃO DE TECNOLOGIAS

A triagem das tecnologias será da responsabilidade do coordenador de cada Universidade com base nos seguintes princípios:

Ideias dos laboratórios em que o investigador participa enquanto participante do CEBT Ibérico;

Patentes e tecnologias sugeridas pela Unidade de Transferência de Tecnologia (propriedade da Universidade) em que o investigador colabora, se bem que não participe necessariamente na iniciativa;

Valorização de tecnologias desenvolvidas ou a desenvolver em I&D colaborativo (que poderão ser oriundas da Universidade ou de empresas/empresários);

Conceitos de negócio de Base Tecnológica propostos por equipas candidatas ao CEBT Ibérico com reconhecido interesse para a Universidade.