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DITS

Divisão de Inovação e Transferências do Saber



GAPI 3.0GAPI 3.0GAPI 3.0GAPI 3.0GAPI 3.0GAPI 3.0GAPI 3.0GAPI 3.0GAPI 3.0


O GAPI 3.0 tem como principal objetivo promover o espírito empresarial e a criação de empresas inovadoras e de forte pendor tecnológico junto de alunos e jovens investigadores pertencentes ao universo do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional.

Este objetivo será prosseguido através do fomento das competências necessárias aos empreendedores para a concretização de ideias e projetos, pela transferência de tecnologia e geração de empresas spin-off universitárias, e com a promoção da inovação como forma de afirmação no(s) mercado(s) das empresas de base tecnológica e científica criadas.

O projeto é coordenado pelo Instituto Pedro Nunes, e conta com a participação da TecMinho - Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento da Universidade do Minho, da Universidade de Aveiro, da Universidade de Coimbra, da Universidade de Évora e da Universidade do Porto. Teve início em Fevereiro de 2013 e decorrerá até Dezembro de 2014, com o apoio do Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE.



OBJETIVOS

O GAPI 3.0 visa a promoção do espírito empresarial e a criação de empresas junto de alunos e investigadores jovens do SCTN, através dos seguintes objetivos estratégicos:

  • OE#1 "Ideias & Competências": Fomento das competências necessárias aos empreendedores (jovens e mulheres) para concretização de ideias/projectos, preferencialmente em áreas de elevado potencial económico (tecnológicas e serviços avançados).
  • OE#2 "Transferência de tecnologia & spin-offs universitários": Identificação, numa fase precoce, de tecnologias e resultados de investigação passíveis de serem transformados em produtos competitivos. 
  • OE#3 "Inovação & Modelos de Negócio": Promoção da inovação como forma de afirmação no(s) mercado(s) aquando da criação de novas empresas de base tecnológica e científica.





ATIVIDADES

  • #1 "Identificação e Transferência de Tecnologia": Identificação de tecnologias e resultados de investigação passíveis de serem transformados em produtos competitivos e/ou suscetíveis de serem exploradas pelos projetos apoiados em #2 e #3. Esta atividade engloba a adequada proteção do conhecimento gerado, a facilitação do acesso a apoio tecnológico (I&DT, laboratórios e equipamento). Também engloba a organização de eventos de networking entre investigadores, projetos startup ou early stage, spin-offs de base tecnológica e empresas já estabelecidas, bem como eventos de sensibilização e capacitação nas respetivas temáticas, com foco especial nas questões de transferência de tecnologia e propriedade intelectual.
  • #2 "Capacitação para o Empreendedorismo": Promoção de uma cultura empreendedora junto dos beneficiários diretos através de Concurso de Ideias & Negócios (2 Edições de Concursos de Ideias & Negócios, envolvendo cerca de 140 projetos e 1120 empreendedores), apoio no desenvolvimento das Ideias de Negócio e fomento da temática do empreendedorismo nas disciplinas lecionadas nas instituições de ensino superior, para que de forma transversal se possa promover estas matérias junto dos alunos (com esta ação, pretende-se atingir 140 docentes Universitários). Esta atividade engloba a organização de eventos de sensibilização e capacitação nas respetivas temáticas.
  • #3 "Programas de aceleração": Programas de apoio a projetos/empresas em fase de lançamento, para validação dos modelos de negócio e apoio na abordagem ao mercado (de preferência, mercados globais). Estes programas, de duração inferior a um semestre, serão abertos ao público jovem (universitário e não universitário), com seleção baseada no potencial do negócio e na qualidade das equipas. No final, haverá a apresentação a uma plateia de potencias investidores e/ou clientes.
  • #4 "Programas de tutoria e mentoring": acompanhamento adaptado à medida das necessidades de projetos empresariais por parte de mentores científicos e de negócios, com o objetivo de disponibilizar conhecimento e experiência relevantes para facilitar a sua entrada e evolução no mercado. Esta atividade é entendida como complementar à
  • #5 "Divulgação e Eventos": Divulgação do projeto e respetivas atividades junto dos vários públicos-alvo de comunicação (beneficiários diretos, stakeholders e meios de comunicação), bem como a participação em redes e eventos de sensibilização e capacitação nas temáticas transversais ao processo de criação de empresas, metodologias de inovação, transferência de tecnologia, propriedade intelectual e outros relacionados com as temáticas do projeto.





PARCEIROS

Instituto Pedro Nunes (IPN)

Universidade de Coimbra - DITS

Universidade do Minho - TecMinho

Universidade de Aveiro - UATEC

Universidade de Évora

Universidade do Porto - UPIN



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