a carregar...

DITS

Divisão de Inovação e Transferências do Saber

inov ● C 2009

Conclusões do inov ● C 2009

Logo INOV C 2009

Depois do sucesso da 1ª edição, a UC volta a lançar o desafio

inov ● C - Joga pelo Seguro: Arrisca o Improvável!

É possível inovar sem apostar na diferença?

Apostar num novo modelo de inovação será um risco, ou o investimento mais seguro que poderá fazer?

Então, de que está à espera? inov C

15 de Dezembro, 16h16, Hotel Quinta das Lágrimas

Não é um congresso, um seminário ou uma mesa-redonda. Prometemos que não haverá discursos longos nem bocejos entre os presentes.

inov C pretende ser um encontro de pessoas inovadoras, criativas e empreendedoras que visa fomentar o contacto informal, a interacção e a procura de interesses e soluções comuns.

Aberto a profissionais de todos os quadrantes, mas sobretudo àqueles que fazem da imaginação uma ferramenta de trabalho, inov C será uma experiência inter-activa, assente na análise de casos reais, em que cada um dos intervenientes é um agente participante na construção dos conteúdos abordados.

Partindo do conceito da Gestão da Inovação como uma responsabilidade comum a todos os agentes económicos e porque cada caso é um caso, não existe um tema único, mas diferentes zonas de interesse onde cada participante é enquadrado em função de uma avaliação prévia de expectativas e motivações.

Também a figura tradicional do orador é dispensada e substituída por oito desafiadores. Estes são o garante de que o debate acontece, introduzindo o tema e fomentando a socialização de ideias.

Em não mais do que uma tarde, o evento decorrerá em vários momentos pensados para estimular a imaginação, o networking e a atenção para novas oportunidades de negócio.

Conceitos-chave: Inovação, Empreendedorismo, Networking, Modelo de Negócio, Ideia/Concretização, Pensamento Lateral, Responsabilidade Alargada.

Encontrar um formato que não fosse uma réplica de outros eventos na área e que viesse a revelar-se consequente, face às propostas e soluções encontradas no debate foram os objectivos definidos.

Em Dezembro de 2008, foi lançada a primeira edição, marcando o início de um novo espaço de interacção e partilha, com todos os participantes a integrar uma verdadeira rede de dinamizadores para a temática da Inovação.

Os resultados então encontrados foram registados num mapa, sufragado por todos os presentes, que identificava oportunidades de melhoria e áreas de acção prioritárias na área da inovação. O documento veio a revelar-se muito útil enquanto linha orientadora para várias entidades que participaram no evento e serviu de mote para a preparação de um ambicioso plano de concepção do Ecossistema de Inovação da região, envolvendo diversas entidades e iniciativas, na linha do conceito que sobressaiu nessas mesmas conclusões – a Responsabilidade Alargada.

Neste sentido, inov.C conta agora com novas parcerias que, em reconhecimento do mérito e valor de marca criado manifestaram interesse em associar-se a este evento, alargando a sua projecção a uma rede estratégica na área da inovação na Região Centro e onde se incluem agentes como: Coimbra Criativa e Empreendedora, Universidade de Coimbra, Institutos Politécnicos de Coimbra e Leiria, Coimbra i-Parque, Parque Tecnológico de Óbidos, entre outros.

Programa

16h16m16s - Início

Recepção dos participantes

Entrega Kit inov ● C

Desafio 1: Descoberta de lugares

Projecção de vídeo

  • Desafio 2: Início dos debates em 8 mesas redondas
  • Desafio 3: Preenchimento Mapa INOVC 2009
  • Desafio 4: Sistematização resultados encontrados

Momento de descompressão final

19h19m19s – Fim

Mesa 1

Desafiador: Pedro Vaz Serra (Presidente Clube dos Empresários de Coimbra)

Tema: “Inovar para criar. Gerir para alcançar”

Mesa 2

Desafiador: Frederico Dinis (Director Geral inCentor)

Tema: “Don’t imitate, just innovate”

Mesa 3

Desafiador: Marcelo Nuno (Presidente Conselho de Administração Águas de Coimbra)

Tema: (a comfirmar)

Mesa 4

Desafiador: João Gabriel Silva (Director Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC)

Tema: "Pode a inovação ocorrer com sucesso em organizações que não sigam já, no seu funcionamento normal, patamares de exigência de nível internacional?"

Mesa 5

Desafiador: Filipe Montargil (Director Parque Tecnológico de Óbidos)

Tema: (a confirmar)

Mesa 6

Desafiador: Teresa Mendes (Presidente do Instituto Pedro Nunes)

Tema: “Fontes de Inovação: onde e como ter ideias/inspiração/oportunidades”

Mesa 7

Desafiador: Franscisco Pegado (IAPMEI)

Tema: “Como mitigar as dificuldades na envolvente do processo de inovação?”

Mesa 8

Desafiador: Paulo Júlio (Presidente Câmara Municipal Penela)

Tema: “Ecossistema de Inovação e Autarquias: formas de articulação eficiente”

Inscreva-se!

Veja nos links abaixo:

O mapa visual com as conclusões do ano passado

Clipping da imprensa com relatos sobre o evento

Barra de Marcas