a carregar...

DITS

Divisão de Inovação e Transferências do Saber

Prémio Ramos Catarino Inovação - Edição 2010 - 2011

RC Logo

A Ramos Catarino, S.A. convida todos os investigadores que desenvolvem a sua actividade no âmbito de instituições pertencentes ao Sistema Científico e Tecnológico Nacional a candidatarem-se ao Prémio Ramos Catarino Inovação – Edição 2011-2012.

O Prémio Ramos Catarino Inovação tem por objectivo contribuir para o fomento do empreendedorismo na Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) realizada em Portugal no sector da Engenharia e Construção e foi instituído para distinguir propostas de criação de valor baseadas em resultados de IDI, com aplicação neste sector.

O Prémio Ramos Catarino Inovação, de periodicidade bienal, é uma iniciativa da Ramos Catarino, S.A. e conta com o apoio técnico da Universidade de Coimbra e da Revista Arquitectura como media partner.

O tema do Prémio Ramos Catarino Inovação – Edição 2011-2012 é “Independência Energética em Edifícios”.

A redução do consumo de energia, a eficiência na respectiva utilização e a produção através de fontes renováveis são objectivos primordiais da União Europeia (UE). A concretização destes objectivos é essencial para a competitividade e recuperação económica da UE e para satisfazer os compromissos assumidos no âmbito do Protocolo de Quioto para as alterações climáticas.

Atendendo a que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% da energia total consumida na UE, é imperativo melhorar o desempenho energético deste sector.

Assim, o desenvolvimento de edifícios com balanço neutro de energia e de emissões de carbono deverá ser um dos desígnios partilhados pelos centros de investigação e pelas empresas de construção.

As candidaturas ao Prémio Ramos Catarino Inovação devem possuir evidente orientação para aplicação prática, um grau de maturidade avançado e perspectivar-se como tendo grande potencial de valorização económica.