a carregar...

DITS

XHMS

Como Funciona

 

O sector da Saúde e, em particular, o Healthcare e Medical Solutions é um sector fundamental para o desenvolvimento económico e bem estar social.

A sua importância é visível pelos apoios previstos no 7.º PQ, cuja ênfase vai para além da necessidade de complementaridade e integração de áreas tecnológicas diversificadas, realçada no 6.º PQ, referindo a necessidade de aproximações multidisciplinares.

Trata-se de um sector fortemente competitivo, com um peso e impacto bastante forte, cuja competitividade assenta sobretudo na capacidade de I&D e de trabalho em rede, onde se posicionam desde grandes grupos a PME’s.

É neste contexto que se enquadra o projecto XHMS - Centro de Excelência em Healthcare and Medical Solutions, que se baseia em tirar o máximo proveito do conhecimento multidisciplinar, dos lideres regionais em diferentes vertentes do sector.

Tenta-se deste modo, fortalecer o cluster HMS por forma a que, tirando partido do efeito de rede, as empresas, os centros de investigação e os prestadores de cuidados e serviços de saúde e outros actores nacionais sejam reconhecidos a nível internacional e alarguem os seus mercados.

Para isso existe uma equipa operacional na região constituída por instituições que se dedicam à transferência de tecnologia, que vai tentar:

  • colocar produtos em diferentes mercados;
  • estudar quais as tecnologias que estão a ser desenvolvidas com maior potencial para se transformarem em produtos para posterior colocação em mercados.

É o caso do Instituto Pedro Nunes (IPN), a Universidade de Coimbra, através do seu gabinete de apoio a transferências de saber, e a AIBILI - Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem.

Através de um mecanismo interno são seleccionados os produtos e tecnologias que parecem mais promissores e, posteriormente, com competências próprias ou algumas que vão buscar, criam-se equipas para trabalhar em conjunto com as empresas, potenciando aquilo que estas têm para oferecer.