a carregar...

DITS

Inov C 2020

Objetivos Inov C 2020





Pipeline


O PROJETO INOV C 2020

De 18 de abril de 2017 a 17 de abril de 2019, o projeto INOV C 2020, visa projetar a região enquanto referência nacional na criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D.

No seguimento do trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Estratégico INOV C [2010-2015], o projeto INOV C 2020 pretende consolidar um Ecossistema de Inovação, aberto e inclusivo, incorporando uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas, com apostas transversais e sectorialmente orientadas para as necessidades específicas de cada projeto inovador e empreendedor.

Com um investimento de 1 640 764,99€ o projeto é comparticipado pelo FEDER em 1 394 650,24€ através do programa CENTRO 2020.

O projeto assenta na competência e experiência de 10 parceiros nucleares: Entidades de Ensino Superior (Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto Politécnico de Tomar), Centros de Investigação Aplicada e Transferência de Conhecimento (Biocant, Instituto Pedro Nunes, ITeCons, SerQ), e Parques de Ciência e Tecnologia (Parque Tecnológico de Óbidos e TagusValley).

Objetivos Estratégicos

Objetivo Estratégico #1: 

Acelerar a mudança de atitudes, valores e comportamentos mais empreendedores e abertos, na colaboração em projetos de inovação, uso de novas ideias e tecnologias, tomada de risco e combate ao estigma do fracasso.

Objetivo Estratégico #2: 

Potenciar as comunidades académicas para a criação de projetos inovadores nos quais se perspetive a transferência de conhecimento para o tecido empresarial.

Objetivo Estratégico #3: 

Apoiar a criação de empresas de base tecnológica assentes em resultados de I&D.

Objetivo Estratégico #4: 

Promover o aumento da intensidade tecnológica do tecido empresarial da região reforçando a sua ligação ao SCTN.

Objetivos operacionais

Objetivo Operacional #1: Sensibilização e Networking

1.1 – Sensibilização da comunidade académica do ensino superior (estudantes, docentes e investigadores) para o empreendedorismo e inovação, incluindo os temas da criatividade, propriedade intelectual, modelos de negócio, viabilidade económico-financeira, marketing, financiamento e comunicação de ciência.

1.2 - Sensibilização da comunidade empresarial (empresários e colaboradores) para o empreendedorismo e inovação, incluindo os temas da criatividade, propriedade intelectual, I&D, cocriação, inovação aberta.

1.3 – Promoção de encontros entre estudantes, docentes, investigadores, empreendedores, empresários, mentores, técnicos de valorização do conhecimento.

Objetivo Operacional #2: Identificação de tecnologias e necessidades tecnológicas

2.1 – Identificação de resultados de I&D com potencial comercial.

2.2 – Identificação de necessidades tecnológicas em empresas da região passiveis de serem supridas pelos centros de investigação dos parceiros.

2.3 – Criação de novos projetos de colaboração entre centros de investigação e empresas que resultem de 1.1 e 1.2.

Objetivo Operacional #3: Valorização e comercialização

3.1 Valorização comercial de ideias inovadoras através da atribuição de prémios em concursos de ideias de negócio.

3.2 Valorização comercial de resultados de I&D através do financiamento de bolsas para o desenvolvimento de instalações-piloto ou experimentais, de demonstração e construção de protótipos. 

3.3 Apoio à proteção de ativos intelectuais resultantes de atividades de I&D.

3.4 Valorização comercial de resultados de I&D através do apoio de mentores. 

3.5 Disponibilização de acesso a bases de dados de business intelligence aos promotores de projetos de transferência de tecnologia, para obtenção de informação crítica para o desenvolvimento dos mesmos.

3.6 Promoção comercial de tecnologias através da sua disseminação em missões nacionais e internacionais.


Barra Parceiros







Barra Cofinanciamento