a carregar...

DITS

Notícias

Wildcard

Publication date: 07-02-2018 12:12

Candidaturas abertas para o programa EITHealth Wildcard: 4 M€ para o desenvolvimento de soluções disruptivas para desafios na área da saúde



WildCard

O programa Wildcard é uma nova iniciativa do EITHealth para identificar e apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras de alto risco com potencial para transformar a área das ciências da saúde na Europa. Estamos à procura de ideias e projetos verdadeiramente fora da caixa desenvolvidas pelas mentes mais talentosas para dar resposta a desafios reais e melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos.

Os desafios centram-se em problemas ainda não solucionados, solucionados deficientemente ou resolvidos de forma cara ou inconveniente.

O desafios para 2018 são:


Smart Health Fight Back
Como transformar o diagnóstico médico usando inteligência artificial e bigdata? Como gerir a resistência aos antibióticos no âmbito do sistema europeu de saúde?

Pode-se candidatar ao programa wildcard qualquer cidadão europeu: académicos, investigadores, engenheiros, empreendedores, cientistas, estudantes ou simplesmente pessoas motivadas e criativas.

Os candidatos deverão submeter candidaturas individuais ou em pequenas equipas de 3 elementos (em inglês), até às 16 horas do dia 9 de março. Os candidatos, preferencialmente, deverão corresponder a um destes três perfis: experiência tecnológica, experiência clínica e/ou experiência em modelos de negócio.

Uma comissão de seleção irá selecionar os melhores candidatos através de um processo de avaliação das candidaturas e entrevistas. Na fase final de seleção dos melhores candidatos a cada desafio  será realizado um torneio com a duração de uma semana (16 a 20 de abril).

Para efetuar a seleção, a comissão irá considerar os seguintes critérios:


Domínio do conhecimento (tecnológico/clínico/desenvolvimento de negócios) Originalidade da solução proposta
Viabilidade da ideia e potencial de escalabilidade; Impacto



Após a seleção final na fase do torneio, o comité de seleção irá ainda constituir as equipas compostas pelos melhores dos melhores que irão procurar responder aos desafios. Cada equipa iniciará então a implementação do projeto (antes de 15 de outubro de 2018 e por um período máximo de 24 meses) para o qual disporá de um orçamento de 1 M€ para o realizar e contará com o apoio dos parceiros EITHealth, designadamente incubadoras, centros clínicos e empresas parceiras bom como mentores. Serão 4 os projetos financiados.

Informação detalhada sobre a iniciativa (incluindo um vídeo explicativo e FAQ’s) e candidaturas no seguinte link: http://wildcard.eithealth.eu/

A DITS estará disponível para apoiar candidaturas oriundas da comunidade de Coimbra através do nosso mail: dits@uc.pt.