a carregar...

DITS

Divisão de Inovação e Transferências do Saber

Inventores



Inventores

A Universidade de Coimbra, de acordo com o seu papel de intervenção na comunidade académica e na sociedade, fomenta os processos de proteção e valorização dos resultados de I&D, pelo que incentiva a comunicação das tecnologias promissoras à Divisão responsável pela Inovação e Transferências do Saber - a DITS.

Voltar



Comunicação da Invenção

Considerando que a Universidade de Coimbra reconhece e consagra a investigação como um dos vetores da sua intervenção junto da sociedade; e que assume o seu papel de parceiro dos investigadores, através do acompanhamento dos processos de proteção e valorização dos resultados da investigação, compete à UC: 

  • receber toda a informação sobre resultados de investigações, finais ou intercalares, suscetíveis de tutela jurídica e decidir sobre o pedido para a obtenção dessa tutela;
  • administrar os direitos de propriedade intelectual cuja titularidade lhe caiba, determinando, nomeadamente, a forma de exploração desses direitos, que pode passar pela celebração de contratos com terceiros.

A UC assegura também as condições ideais à ótima disseminação dos resultados da investigação nos meios académicos, sociais e económicos. Estas condições dependem da adequada tutela dos resultados, através do correto emprego dos mecanismos de proteção dos direitos de propriedade intelectual. 
De acordo com o Regulamento da Propriedade Intelectual, a proteção da invenção deve anteceder qualquer divulgação pública da tecnologia, pelo que se recomenda aos inventores a comunicação atempada da invenção à UC. 

A DITS é a Divisão da UC encarregue de acolher a comunicação da invenção e de avaliar os resultados promissores de tecnologias desenvolvidas na Instituição. 
Esta pré-comunicação poderá ser realizada através de um contato direto com a DITS.



A DITS solicita, posteriormente, o preenchimento de um Formulário de Comunicação de Invenção/Invention Disclosure Form (IDF), que servirá como suporte de avaliação da inovação pela equipa DITS e formalização da comunicação de invenção por parte do investigador. O preenchimento do IDF pode ser auxiliado pela leitura atenta do Regulamento da Propriedade Intelectual (PI) e pela pesquisa do estado da arte/técnica associado à invenção, mediante consulta de documentos em Base de Dados relativa às Patentes de Invenção e Modelos de Utilidade.


O formulário pode depois ser enviado à DITS, via e-mail.

Voltar



Avaliação Preliminar do Potencial de Valorização

A DITS lidera o processo de valorização das tecnologias da UC, tendo como objetivo aplicar na sociedade o conhecimento gerado na Instituição. 

Com base num primeiro screening das tendências tecnológicas, a equipa da DITS promove a definição de orientações estratégicas que visam a viabilização do projeto e a sua transferência para a Indústria. A equipa procura, deste modo, delimitar o segmento de mercado com maior probabilidade de sucesso, e por conseguinte, que recolha interesse junto de parceiros de desenvolvimento, investimento ou exploração comercial.

Se a invenção for considerada promissora, com potencial de mercado, as etapas subsequentes de valorização serão accionadas.

Voltar