DITS

Divisão de Inovação e Transferências do Saber

Vales Oportunidades de Investigação

Vales

A Universidade de Coimbra é entidade acreditada para a prestação de Serviços de Diagnóstico no âmbito dos Vales Oportunidades de Investigação, conforme os requisitos previstos no Aviso n.º 24/SI/2016 relativo ao processo de acreditação e deliberação conjunta proferida pela Comissão Diretiva das Autoridades de Gestão dos Programas Operacionais e pelos Conselhos Diretivos do IAPMEI, TP e Conselho de Administração da AICEP.

Natureza das Entidades

São entidades especialmente vocacionadas para prestar serviços no âmbito dos Vales Oportunidades de Investigação, as Universidades, outras entidades não empresariais do Sistema de I&I, bem como outras entidades com competências comprovadas para esta tipologia de serviços, previamente acreditadas.

Tipo de Serviços de Vales Oportunidades de Investigação

Neste tipo de Vale são apoiados os “Vales Oportunidades de Investigação” com o objetivo de promover a avaliação e identificação de problemas técnicos que importa resolver de forma a permitir reforçar a competitividade da empresa ao nível da melhoria de produtos e de processos.

A identificação de problemas técnicos permitirá encontrar soluções imediatas no âmbito de serviços de consultoria em atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, bem como serviços de transferência de tecnologia.

São assim serviços suscetíveis de apoio neste âmbito:

• Identificação de problemas técnicos ao nível de produtos e processos, cuja resolução envolva a contratação de serviços de I&D ou de transferência de tecnologia incluindo a demonstração de tecnologia não disseminada no setor;
  • Avaliação de oportunidades de I&D e identificação de uma estratégia de I&D e respetivo plano de ação;
  • Assistência técnica para implementação de recomendações de curto prazo.

Os serviços a prestar deverão incidir sobre tecnologias que se situem num Nível de Maturidade Tecnológica igual ou inferior a 7 (alínea ddd) art.º 2.º do RECI), não sendo por isso aceites tecnologias já demonstradas ou disseminadas no setor de aplicação (TRL8 e 9).´

Aviso n.º 13/SI/2017 - Call AbertaContactos