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DITS

Divisão de Inovação e Transferências do Saber

Valorização Comercial



Valorização Comercial

O plano de valorização comercial é traçado de acordo com a avaliação prévia da Invenção e visa o desenvolvimento do potencial detectado nas fases anteriores do processo. Em geral, a valorização comercial comporta as seguintes etapas: 

  • Análise de Mercado
  • Marketing e Inovação

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Análise de Mercado

A análise de mercado é feita tendo em vista a determinação do segmento de mercado mais adequado à invenção e o potencial comercial da mesma. 

Depois de determinados os potenciais produtos ou serviços que podem ser criados com a tecnologia inventada e conhecidas a dimensão e taxa de crescimento do mercado potencial, há que analisar os produtos concorrentes/substitutos já existentes. 

Neste processo, a equipa da DITS disponibiliza os recursos humanos e materiais que possui para uma análise precisa do Mercado alvo. Nesta pesquisa (e mesmo durante a avaliação da invenção) pode ainda ser requerida a participação de um Broker Tecnológico, isto é, de um facilitador do processo de transferência de tecnologia que apoia Gabinetes de Transferência de Tecnologia, como a DITS. Estes Brokers Tecnológicos contratados pela Universidade de Coimbra, normalmente atuam em áreas específicas e conhecem muito bem o estado da arte e as pessoas que operam no meio. Têm, portanto, uma grande noção da probabilidade de uma tecnologia específica vencer no mercado.

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Marketing e Inovação

A DITS promove ativamente a divulgação das tecnologias desenvolvidas na UC junto dos parceiros, potenciais investidores e da Indústria, no sentido de fomentar a interação entre a comunidade científica e a comunidade empresarial. O fim último, no domínio da Inovação e da Transferência do Saber e da I&D, é a integração das tecnologias na sociedade, ao serviço do bem comum.

A DITS pesquisa, identifica e divulga, através dos meios ao seu dispor e em articulação com o Instituto de Investigação Interdisciplinar, os apoios comunitários, ou outros, passíveis de serem aplicados a projetos de desenvolvimento da Universidade. Mais ainda, divulga as condições de acesso a bolsas de estudo, cursos, programas e projetos de I&D que alavanquem o potencial comercial das invenções.

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