Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
English Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Associações Internacionais de Estudantes

ACA – Academic Cooperation Association
A ACA é uma organização europeia independente, fundada em 1993 e que se dedica à análise, melhoria e gestão do ensino e formação, em cooperação com os países da Europa e entre a Europa e outros países do mundo. Apesar de se dedicar mais especificamente ao ensino superior, a ACA também abrange outros sectores de ensino e formação.
Recentemente a ACA criou um portal denominado de “Study in Europe”, no qual é possível ter acesso aos sites nacionais dos países europeus que fornecem variadas informações sobre os seus sistemas de Ensino Superior e contém ainda informações sobre os programas da U.E. dedicados à educação e investigação.

AEGEE –European Students Forum
O AEGEE é uma das maiores associações interdisciplinares de estudantes europeus que promove a unificação da Europa, a cooperação transfronteiriça, a comunicação, a integração entre os estudantes e com o objectivo de criar uma sociedade mais aberta e tolerante, desprovida de fronteiras mentais.
É uma organização voluntária, não lucrativa e apolítica, que representa 271 universidades de 40 países europeus e tem cerca de 17000 membros. O AEGEE tem o apoio da Comissão Europeia e tem o estatuto consultivo no Conselho da Europa e nas Nações Unidas. É igualmente membro do Fórum Europeu da Juventude e coopera com a UNESCO no âmbito dos seus projectos internacionais. 

AIESEC– Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales
A AIESEC é a maior organização de estudantes de Ciências Económicas: tem cerca de 50 mil membros, em mais de 83 países e 800 universidades. Esta associação procura facilitar o intercâmbio internacional de estudantes e recém licenciados, quer sob a forma de estágios remunerados, quer sob a forma de voluntariado em organizações não lucrativas.
A AISEC assume que a sua missão é contribuir para o desenvolvimento de países e dos seus cidadãos, através de um compromisso que procura suscitar a compreensão e cooperação internacional. 

BEST - Board of European Students of Technology
BEST é uma abrangente organização europeia, constituída por estudantes da área das Tecnologias. Esta organização possui uma rede de 58 Grupos Locais BEST, pertencentes a universidades de 21 países, que trata de projectos locais e internacionais; possui ainda um Grupo Internacional que é constituído por equipas de trabalho que se dedicam aos aspectos internacionais dos projectos organizados pelos Grupos Locais BEST e pela própria organização. 

ELSA - The European Law Students Association
A ELSA é a maior associação apolítica e não lucrativa de estudantes e recém licenciados em Direito. Foi fundada em 1981 em Viena e está representada em 41 países (entre os quais Portugal), dando voz a mais de 25 mil membros individuais provenientes de mais de 180 universidades.
A filosofia da ELSA é promover a existência de um mundo justo, no qual vigore o respeito pela dignidade humana e a diversidade cultural. 

ESIB – ESU European Students’ Union
A ESU é a organização “plataforma” dos estudantes europeus que abrange 50 associações nacionais de estudantes de 37 países, representando cerca de 10 milhões de estudantes do espaço europeu. O seu propósito é representar e promover os interesses educacionais, sociais, económicos e culturais dos estudantes ao nível europeu, particularmente junto da União Europeia, do Conselho da Europa e da UNESCO. 

ESN – Erasmus Student Network
A ESN é uma rede pan-europeia de estudantes europeus, criada formalmente em 1990, que tem como principais objectivos desenvolver e dar suporte ao intercâmbio desses mesmos estudantes e, principalmente, promover a sua integração social e pessoal no país de acolhimento.
A ESN é constituída por mais de 130 secções locais que trabalham junto das instituições de Ensino Superior, como Universidades, politécnicos ou institutos, e por estruturas nacionais e internacionais, tendo sempre por fim representar as necessidades e expectativas dos estudantes Erasmus. 

FEDORA - European Forum for Student Guidance
O European Forum for Student Guidance é uma associação europeia formada por agentes pertencentes a instituições de ensino superior, profissionais de organizações nacionais ou internacionais e demais funcionários, que se dedicam ao aconselhamento e orientação vocacional e educacional de estudantes. 

IAAS - International Association of Agricultural Students
A IAAS foi estabelecida em 1957, em Tunis, por 8 países. Actualmente conta com mais de 40 países, sendo uma das maiores organizações mundiais de estudantes e uma das mais importantes no contexto das associações de estudantes agrícolas.
O propósito desta associação é promover o intercâmbio de conhecimentos, informações e ideias entre estudantes, e fomentar o entendimento mútuo entre estudantes e colegas originários de diferentes países e culturas. 

IFMSA - International Federation of Medical Students Associations
A IFMSA é uma federação, independente e não governamental, de associações de estudantes de medicina, criada em 1951, que abrange cerca de 93 membros de 89 países. É reconhecida pela OMS como sendo o Fórum Internacional de Estudantes de Medicina. 

IPSF - International Pharmaceutical Students Federation
A IPSF foi fundada em 1949 por um grupo de estudantes de farmácia, em Londres. Actualmente a Federação representa aproximadamente 300 mil estudantes de 48 países, e o seu primordial objectivo é estudar e promover os interesses dos estudantes de farmácia e incentivar a cooperação internacional entre eles. Para levar a cabo estes objectivos, a IPSF realiza um congresso anual, promove um programa de intercâmbio de estudantes e mantém boas relações de trabalho com a OMS. 

IUS – International Union Of Students
A União Internacional de Estudantes foi fundada a 27 de Agosto de 1946, em Praga, por organizações de estudantes de 43 países presentes no Congresso Mundial de Estudantes e no seguimento de uma coligação anti-nazi de estudantes.
Actualmente, a IUS abrange 152 associações nacionais de estudantes, originárias de 114 países e goza de um estatuto consultivo junto da UNESCO. Devido a esta grande abrangência de países, a IUS é a maior organização mundial de estudantes. 

© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:184
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
Boas Praticas