Nota Informativa relativa à reunião de 25 de junho de 2018

A 25 de junho de 2018 teve lugar a segunda Reunião do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CG/UC) no corrente ano.

João Caraça

Durante a reunião ficou aprovado que, nas presentes condições, a Universidade de Coimbra não deve entrar no modelo fundacional. No futuro, a UC vai continuar a discutir o regime de funcionamento das instituições de ensino superior.

João Caraça

Foi também aprovado o relatório de gestão e contas consolidado da Universidade, verificando-se a sua qualidade e a maneira clara como os vários temas e indicadores foram apresentados:

João Caraça

Os calendários para a eleição do Reitor e dos membros do Conselho Geral que representam os estudantes foi outro dos pontos aprovados. Esta última vai ter lugar no final do presente ano, enquanto que a eleição do próximo Reitor vai decorrer no início de 2019, as datas vão ser publicadas. Trata-se de um ponto importante no que diz respeito à renovação da Universidade, da sua continuidade e evolução.

Desta segunda reunião fica uma mensagem de confiança e de que há uma enorme convergência de opiniões e de vontades que apontam na direção de um futuro de transformação, onde a atividade de investigação é colocada no centro da atividade académica. Deve existir um balanço equilibrado entre o ensino e a investigação para que esta última adquira o seu peso próprio.

O Presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra