a carregar...

UC.PT

Campo de Santa Cruz

História

Foto Histórica 1

O mítico Campo de Santa Cruz tem sido desde há longos anos (Fevereiro 1918), a casa desportiva dos estudantes da Academia de Coimbra, estando uma e outra indissociáveis. A presença do desporto da AAC no agora renovado Campo de Santa Cruz data de há quase um século e resultou de um pedido do Senado da Universidade de Coimbra ao Presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal de Coimbra, efectuado em 1914, para que esta cedesse à Associação Académica terrenos no Parque de Santa Cruz, para a prática desportiva universitária. 

equipa rugby 1955

Desde essa altura, muitas têm sido as modalidades desportivas que por lá têm passado, desde o futebol ao rugby, passando pelo atletismo, basquetebol, hóquei em patins, andebol, voleibol e basebol, entre outras, sendo estas últimas praticadas em recinto próprio, entretanto construído para o efeito na parte norte do recinto. Foi neste magnífico campo que se conquistaram inúmeros títulos nos mais diversos escalões, tendo ficado na memória os muitos atletas que sempre representaram, dignificaram e elevaram o emblema da prestigiada Associação Académica de Coimbra.
Apesar do Campo de Santa Cruz ter ditado a história do Desporto em Coimbra na maior parte do último século, tendo inclusivamente contribuído de forma decisiva para o fomento da prática desportiva dos estudantes da Universidade de Coimbra, certo é que, por falta de manutenção, associada à construção do Estádio Universitário de Coimbra e a indecisões políticas quanto ao seu futuro, se assistiu à sua deterioração a partir dos anos 60. Durante as décadas de 80 e 90, o destino a dar a este recinto foi muitas vezes equacionado, tendo sido apresentados inúmeros projectos que felizmente não foram concretizados.

Foto Histórica 3

Desgostosa com a situação em que se encontrava o Campo de Santa Cruz, a Associação Académica de Coimbra toma a iniciativa e decide em 1999 apresentar à Câmara Municipal de Coimbra, um projecto da autoria do Arquitecto José Cabral Dias de remodelação e beneficiação do Campo de Santa Cruz.
A adjudicação das obras é realizada em 2001, tendo na altura sido previsto um prazo de dois anos para a sua conclusão. No decorrer das empreitadas, é descoberta uma interessante colónia de sapos parteiros que era de todo o interesse conservar. As obras pararam, tendo sido estudadas soluções para preservar o habitat desta espécie, originando a construção de valas em redor do campo que permitiriam um futuro sustentável.

Foto Histórica 4

Em 18 de Outubro de 2008, as obras do mítico Campo de Santa Cruz estão finalmente concluídas, estando este espaço emblemático pronto a acolher as actividades a que se destina (Futebol de 11 e de 7, Rugby, Basebol, Futsal, Basquetebol, Andebol, Voleibol, Badminton eTénis).
A inauguração do “novo” Campo de Santa Cruz decorreu no dia 18 de Outubro de 2008, pelas 15h, contando com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto (Dr. Laurentino Dias), do Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra (Prof. Doutor Fernando Seabra Santos), do Presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (André Oliveira) e das demais entidades oficiais. É de realçar que a inauguração do Campo de Santa Cruz contou também com a presença das 25 secções Desportivas da AAC, que abrilhantaram da melhor forma a ocasião através de uma mostra desportiva.
Durante o fim-de-semana, teve lugar um torneio entre todos os núcleos de estudantes da Academia de Coimbra e realizaram-se vários jogos amigáveis e oficias das Secções Desportivas da AAC.

Por último é de referir que a remodelação do Campo de Santa Cruz só foi possível graças às contribuições finaceiras das seguintes entidades: Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, Quadro Comunitário de Apoio, Medida 3.10 – Desporto, Reitoria da Universidade de Coimbra e Associação Académica de Coimbra.

Viva o Desporto na Cidade de Coimbra, viva o Desporto Universitário, viva a Associação Académica de Coimbra, viva a Universidade de Coimbra.

Bruno Sacadura e Luís Viegas