Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Workshop - Montagem de Material de Herbário

Data: 29 de Março de 2007

Hora: 10h30 – 17h00

Local: Centro de Interpretação da Serra da Estrela

Montagem de material de herbário

Programa:

Workshop – Montagem de Material de Herbário

A manutenção e ampliação dos herbários constituem uma preocupação crescente face ao aumento dramático de espécies vegetais ameaçadas a nível mundial. Constituindo valiosas bases de dados, os herbários são primordiais não apenas em estudos taxonómicos, mas também em investigação molecular, estudos de biodiversidade e conservação.

Neste contexto e no âmbito da tarefa 4 do projecto “Investigação Multidisciplinar em gramíneas de altitude, com ênfase no seu estudo taxonómico e conservação” (POCTI/BIA-BDE/60937/2004) realizou-se o workshop “Montagem de Material de Herbário”, no dia 29 de Março de 2007 nas novas instalações do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).

O workshop contou com a participação de 8 elementos do CISE e permitiu a aquisição de conhecimentos técnicos essenciais para a criação de um Herbário nas suas instalações.

O programa do workshop foi o seguinte:

10:30 – 12h00 – Introdução teórica:

· Importância e definição

· Material de montagem

· Método de montagem – disposição, colagem e finalização

· Etiqueta – importância e informação

· Inclusão dos exemplares

· Técnicas de manutenção do Herbário

Almoço

14:00 – 17:00 – Oficina prática:

· Disposição e Colagem – fixação de gramíneas secas e prensadas e da respectiva etiqueta em cartolina de montagem

· Finalização – costura de exemplares previamente montados