Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Aspectos Gerais

Aspectos Gerais – Clima – Geologia e glaciações – Vegetação – Reserva Biogenética

A Serra da Estrela é um enorme maciço granítico com orientação de sudoeste- -nordeste, que se situa no Centro-Este de Portugal Continental, mais precisamente na parte ocidental da Cordilheira Central da Península Ibérica, entre a Serra da Peña de Francia em Espanha e Serra do Açor em Portugal.

A Serra da Estrela enquadra-se nas seguintes unidades biogeográficas da Península Ibérica: Reino Holárctico, Região Mediterrânea, Subregião Mediterrânea Ocidental, Província Iberoatlântica, Subprovíncia Carpetano-Leonesa, sector Estrelense.

Grande parte da Serra encontra-se abrangida pelo Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), que se estende por 100.000 hectares, envolvendo dois distritos: a norte, o distrito da Guarda e, a sul, o de Castelo Branco.

A Serra da Estrela atinge 1993m no seu ponto mais alto, o Alto da Torre, que constitui, assim, o pico mais elevado de Portugal Continental (fig. 1). Entre os 1400m e os 2000m existem dois amplos planaltos.

A montanha é constituída por granitos na parte central e xistos na periferia. Os aspectos do relevo mais marcantes são as formas e depósitos glaciários. Devido à erosão, os solos são frequentemente delgados ou ausentes, principalmente nas encostas.

Todos os anos parte do solo é coberto de neve. A frequência de ciclos gelo/degelo próximo da superfície do solo conduz a uma diminuição da coesão entre as partículas do solo levando uma acentuada erosão e à destruição das raízes das plantas. Os granitos são mais resistentes à erosão do que os xistos, conservando melhor as superfícies escarpardas.

Torre

Fig1:Torre no Verão

© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:184
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
QWeb Boas Praticas