Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Clima

Aspectos Gerais – Clima – Geologia e glaciações – Vegetação – Reserva Biogenética

Há dois tipos de bioclimas, na Serra da Estrela: Temperado (nas encostas expostas a oeste e norte e nas partes mais altas) e Mediterrânico (nas encostas mais baixas expostas a este e em alguns vales). O clima Mediterrânico marca a Serra pelas suas irregularidades: Invernos frios e húmidos e Verões secos e amenos (mas com forte insolação).

No Inverno, a neve contribui fundamentalmente para manter o solo a temperaturas mais baixas do que o ar, ao contrário do que se passa em montanhas muito mais altas ou latitudes elevadas, ambas atingindo temperaturas muito mais frias em que a neve serve de barreira contra as perdas energéticas do solo para o ar. Isto faz com que, na Serra da Estrela, a amplitude térmica no solo seja muito maior do que no ar. No Verão, a forte insolação e a fraca precipitação levam à rápida dissecação do solo e a aumentos bruscos da temperatura. Este fenómeno é mais acentuado nas partes mais elevadas da Serra, onde a radiação solar incide directamente, o que resulta num maior aquecimento do solo.

As superfícies rochosas, à semelhança do que acontece com os solos, apresentam muitas vezes grandes oscilações de temperatura e humidade, uma vez que aquecem e arrefecem rapidamente, simulando condições de continentalidade climática. Deste modo, podem ocorrer, num curto período de tempo, episódios de grande stress sobre a vegetação.

A topografia influencia muito a temperatura do ar sendo os maiores factores reguladores da precipitação a orientação e a altitude. Os nevoeiros frequentes (fig. 2) funcionam como uma forma de precipitação disfarçada, uma vez que conduzem à condensação de água nas folhas das plantas.Lagoa comprida


Fig. 2. Lagoa Comprida e os nevoeiros frequentes

© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:184
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
QWeb Boas Praticas