a carregar...

UC.PT

Herbário da Universidade de Coimbra

Famílias

Amaryllidaceae_croped

Amaryllidaceae

Narciso era jovem e belo. Apaixonou-se pela própria imagem reflectida numa fonte, acabando por cair nela e morrer afogado. Na beira da fonte brotou uma flor que, à semelhança de Narciso, era extremamente bela, e à qual foi dado o seu nome.

Ler mais

Cyperaceae_croped

Cyperaceae

As Cyperaceae incluem cerca de 122 géneros e 4500 espécies. Os géneros mais representativos são Carex com 2000 espécies e Cyperus com 600. Estas plantas são monocotiledóneas herbáceas perenes, excepcionalmente anuais, bastante semelhantes a gramíneas e juncos.
Ler mais

Juncaceae_croped

Juncaceae

As Juncaceae constituem uma família pequena com cerca de 6 géneros e 400 espécies. Os géneros mais representativos são Juncus, com 300 espécies, e Luzula com 80. O nome Juncus tem origem no latim jungo que significa unir, união. Reside aqui uma grande ironia, pois, este tem sido um género especialmente destinado a dividir a opinião dos especialistas!
Ver mais...

Iridaceae_croped

Iridaceae

As Iridaceae são uma família de plantas da ordem Asparagales que inclui 1750 espécies repartidas por 78 géneros. Os géneros Gladiolus e Iris são os mais representativos com 255 e 250 espécies respectivamente.
Ver mais...