Herbário da Universidade de Coimbra

COI colabora com material vegetal na Exposição Documental Visconde de Vila Maior, o Arquivo (s) sem Reserva

Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra de 15 Nov 2016 -15 Jan 2017
COI00055931 Vitis vinifera

Júlio Máximo de Oliveira Pimentel, Visconde de Vila Maior foi Reitor da Universidade de Coimbra em 1869-84. Foi uma figura de grande prestigio do final da monarquia como professor universitário (na área de química), político, representante de Portugal no estrangeiro e autor de muitas obras. Embora um intelectual, Júlio Pimentel, tomou parte active em vários aspectos da vida nacional. Possuindo vinhas na zona do Douro, uma das suas preocupações foi a preservação do património vinhateiro nos tempos da destruição pela filoxera. A necessidade de classificar as variedades de Vitis vinifera utilizadas em Portugal levou-o a envolver-se directamente no estabelecimento de uma Escola Ampelográfica em colaboração com Júlio Henriques, o fundador do Herbário., a qual foi plantada no Jardim Botânico da Universidade.

Exemplar de Herbário na exposição:

Vitis vinifera L., Navarra, pr. Venta de Olave in dumetis ad fluv. Arga, 16.vi.1850, Moritz Willkomm s.n. (COI-WILLK). O Herbarium Mediterraneum Pyrenaicum et Canariense assembled by Willkomm foi adquirido por Henriques durante o período em que o Viscount of Vila Maior foi Reitor da Universidade.