a carregar...

CEIS20

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX

Biblioteca Seabra Dinis

Joaquim Seabra-Dinis (Sangalhos, 1914-Lisboa, 1996), formou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra. Nos inícios dos anos quarenta mudou-se para Lisboa e exerceu clínica no Hospital Miguel Bombarda, nos Hospitais Civis e no Hospital Júlio de Matos desde a sua inauguração em 1942. Neste Hospital desenvolveu intensa actividade científica, clínica e administrativa tendo, deste modo, marcado profundamente a psiquiatria portuguesa de meados do século XX. Fez vários estágios no estrangeiro em reputados centros de investigação, participou em inúmeras reuniões científicas nacionais e internacionais, ministrou diversos cursos livres e deixou uma obra escrita de valor apreciável.

Joaquim Seabra Dinis é um vulto de primeiro plano enquanto médico psiquiatra, escritor, publicista, conferencista e enquanto autor de trabalhos de história da psicologia, da psicanálise, da psiquiatria, da neurologia, bem como de trabalhos no âmbito da medicina psicossomática, da causalidade mesológica das doenças mentais e do parto sem dor.

O Grupo de História e Sociologia da Ciência e Tecnologia do CEIS20 propõe-se motivar a comunidade científica portuguesa a apresentar projectos de investigação sobre Joaquim Seabra-Dinis (o médico, o cientista e o cidadão) no quadro da cultura humanística-científica da sua época, tendo como ponto de partida o espólio bibliográfico e documental doado pela família (Drª Lina Seabra Dinis e Dr. Armando Myredores) ao CEIS20. Este espólio, inaugurado em 4 de Março de 2004 em cerimónia pública integrada na Semana Cultural da Universidade de Coimbra – Ciência e Sociedade (A cultura científica em Portugal e no mundo), é oficialmente denominado Biblioteca Joaquim Seabra-Dinis, sita no edifício do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra / CEIS20, rua Filipe Simões, 33 – 3000-186 COIMBRA.